O LibreOffice é uma ramificação do pacote de aplicativos OpenOffice – que até então era a melhor alternativa gratuita e de código aberto ao pacote Microsoft Office – que cresceu de forma muito mais íntegra. Os mais de 500 desenvolvedores do projeto alteraram drasticamente o código fonte original, que agora conta com uma base mais limpa e enxuta.
Ele é gratuito e contém softwares equivalentes ao Word, Excel e PowerPoint – além de um front-end para banco de dados, uma ferramenta de diagramação e trabalhos com gráficos e um editor de equações e fórmulas matemáticas, e pode ser instalado em qualquer máquina com os sistemas Windows, Mac OS X e GNU/Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, Mandriva, Suse, etc).
Dentre as melhorias que a atualização 4.0.0.3 traz, podemos destacar (a lista completa de novidades pode ser encontrada aqui):
- Melhor compatibilidade com documentos do Microsoft Office (mantendo a formatação original do documento o mais fiel possível a original);
- Possibilidade de se personalizar a interface do LibreOffice utilizando “skins” do Mozilla Firefox – as personas;
- O novíssimo aplicativo de controle remoto de apresentações no Impress (equivalente ao PowerPoint) para smartphones Android.
Trata-se de uma ótima alternativa para quem não concorda com os preços do pacote MS-Office tradicional. E, para a tranquilidade de quem prefere o idioma pátrio, o LibreOffice está totalmente traduzido para o português do Brasil.
Para saber mais sobre o projeto, visite o site do LibreOffice. E, para seguir diretamente para os links para download, escolha um dos sistemas abaixo:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.