Um novo tipo de display está prestes a revolucionar a qualidade de imagem das TVs. Cores mais vívidas e reais são o que a LG está demonstrando em sua nova TV com tecnologia baseada em pontos quânticos. A tecnologia será apresentada na CES 2015, mega feira de novidades tecnológicas americana, em janeiro de 2015.
Pontos Quânticos são cristais extremamente pequenos, medindo entre 2 a 10 nanômetros (nanômetro é a bilionésima parte do metro), que são usados para produzir luz. Estes cristais são tão pequenos que costumam possuir apenas 20 átomos de espessura. Diferentes tamanhos de cristais geram cores diferentes. Esse tamanho pode ser controlado precisamente a fim de produzir a cor desejada.
Como resultado, os displays que usam essa tecnologia podem produzir cores mais precisas que as das TVs OLED (do inglês, Diodo Orgânico Emissor de Luz). Um ponto em desfavor ao uso dos pontos quânticos é a necessidade da utilização de cádmium (Cd), um elemento químico considerado tóxico para nós. Mas a LG afirma que conseguiu superar essa dificuldade, criando uma tecnologia 100% livre do cádmium.
Recentemente vimos essa nova tecnologia ser usada em produtos como o Kindle Fire HDX da Amazon, mas com certeza muitos mais estão por vir. A empresa ainda não informou o tamanho da TV a ser apresentada, apenas disse que será 4K ou Ultra HD.
Na TV da LG, os pontos quânticos ficam em uma folha montada atrás do backlight proporcionando uma melhora de até 30% na palheta de cores. O preço ainda não foi estabelecido, mas há razões para acreditar que serão mais baratas que as atuais TVs OLED. A LG fabrica mais de 17% de todas TVs vendidas em todo mundo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.