Índice
A LG aproveitou a 14ª edição da Eletrolar Show para apresentar no Brasil sua nova linha de smart TVs NanoCell AI. Seguindo a filosofia de facilitar o dia a dia dos usuários, os novos modelos, que vão até 86 polegadas, trazem um processador mais inteligente, que utilizam o deep learning para aprenderem como o usuário consome conteúdos multimídia, os ajustando automaticamente para melhorar experiência e imersão, além de permitirem a interação com dispositivos da marca – ou não – através do Google Assistente e Alexa.
Para a linha NanoCell AI 2019, a LG trabalhou em cima de quatro pilares de desenvolvimento: Nano Cores, Nano Contraste, Nano Detalhes e Nano Design. Segundo Pedro Valery, marketing de Produtos TV e LG no Brasil, a LG anuncia na Eletrolar Show 2019 um novo reposicionamento na linha de smart TVs, facilitando a compreensão das tecnologias de áudio, vídeo e Inteligência Artificial em comparação com linhas concorrentes.
Nano Cores
O primeiro pilar de desenvolvimento dos modelos da linha SM90 NanoCell AI é relacionado às cores. Os painéis contém nanopartículas que otimizam a reprodução e assertividade de cada cor. Segundo a LG, a tecnologia usa nanocristais uniformes de 1 nanômetro, que são aplicados diretamente no painel para gerar imagens mais vivas, ao mesmo tempo em que é reproduzido um espectro completo de cores, para imagens mais realistas.
Além disso, uma outra diferença significativa que chega para os modelos da LG NanoCell AI é que os cristais das NanoCells são colocadas diretamente no painel, em vez de ficarem em uma película, absorvendo qualquer interferência de luz e resultando em cores e brilho muito mais fiéis.
Nano Contraste e Nano Detalhes
Há três tecnologias que asseguram um maior controle de contraste e uma fidelidade na reprodução de cores e brilho: a tecnologia de iluminação LED FALD (Full Array Local Dimming), que é capaz de aplicar a luz de fundo por seções, o que torna possível obter uma cor preta mais profunda na tela sem prejudicar os detalhes; e também a tecnologia NanoCell IPS 4K, que é ideal para visualização mesmo de ângulos mais desfavoráveis, preservando os detalhes independente de onde o usuário sente.
A tecnologia True Color Accuracy é responsável por fornecer uma maior gama de cores mais ricas, nítidas e realistas. Além disso, a linha traz o que há de mais requerido em smart TVs atualmente, como resolução 4K UHD e suporte à diversos tipos de HDR, incluindo o Dolby Vision.
Nano Design
Este pilar é responsável pelo design da NanoCell AI TV SM90, que possui bordas finíssimas, dando a sensação da imagem estar flutuando no ambiente. Esse design, construído com moldura fina e linhas modernas, é chamado pela LG de Cinema Screen. Além disso, todos os modelos trazem o Modo Galeria, similar ao Modo Ambiente da Samsung, que possui um banco de imagens enorme e garantia de atualização constante.
Smart TV ainda mais inteligente
Todos estes pilares de desenvolvimento são potencializados pelo novo processador de imagens Alpha 7 de 2ª Geração, que “aprende” os conteúdos transmitidos para melhorar a experiência do usuário e proporcionar uma visualização mais imersiva. Através da tecnologia Deep Learning, a NanoCell AI TV SM90 é capaz de potencializar setores como:
- Imagem: com o recurso AI Picture, a smart TV reconhece a qualidade do conteúdo e fonte de sinal, otimizando ruído, detalhes e nitidez das imagens;
- Brilho: com o AI Brightness, o sensor da TV detecta a luz e ajusta automaticamente conforme o ambiente;
- Som: através do AI Sound e AI Acoustic Tunning, a linha NanoCell reconhece o tipo de conteúdo reproduzido e calibra o áudio simulando o sinal estéreo (2.0ch) em áudio 5.1 canais, independente de onde o usuário esteja sentado. A tecnologia AI Acoustic Tunning é a responsável por manter a mesma qualidade de reprodução de áudio tanto para quem está à frente da TV quanto aos lados.
Plataforma ThinQ AI
A LG mantém presente o conceito de Casa Conectada em seus produtos, fazendo com que dispositivos da empresa – ou não – possam conversar entre si através de televisores e smartphone através da plataforma ThinQ AI. Com o Google Assistente e Alexa, a TV vai poder realizar comandos, em português, para receber informações sobre o clima, trânsito, acionar serviços como Uber e iFood, e também ter controle sobre os demais aparelhos inteligentes da casa, como lâmpadas, geladeiras, etc.
E para ter mais organização na hora de realizar os comandos, a LG anunciou um dashboard (“painel de controle”, em tradução livre) totalmente integrado capaz de controlar tanto produtos da própria LG quanto de outras marcas. Ou seja, será possível, a partir de agora, controlar um aspirador de pó inteligente da Xiaomi, por exemplo.
Barbara Toscano, Head de Marketing da LG no Brasil, afirma que o Google Assistente já estará presente nas smart TVs da marca a partir do começo de agosto.
Suporte para Apple AirPlay 2 e HomeKit
Como uma forma de trazer todos os suportes principais aos televisores da LG, a empresa também anunciou o suporte ao Apple AirPlay 2 e HomeKit. Ou seja, os usuários das smart TVs NanoCell poderão ter acesso a todo catálogo de filmes, música ou vídeos caseiros do AirPlay 2, e também serão capazes de controlar fechaduras inteligentes, sensor de movimentos e todo o ecossistema HomeKit.
Disponibilidade
A linha NanoCell IA SM90 já está disponível para compra nos maiores varejistas online. Ao todo, são três modelos à venda: 55’’, 65’’ e 86’’. Os preços começam a partir de R$ 6.499,00 e vão até R$ 29.999,00.
LG na Eletrolar Show 2019
Além da novidade na linha de televisores, a LG contou com um estande gigante na Eletrolar Show para apresentar suas soluções para os próximos anos nos setores de áudio, vídeo, mobile, linha branca e B2B. No local, a empresa demonstrou um ambiente de Casa Conectada, com o intuito de mostrar como os produtos da empresa podem facilitar o dia a dia dos usuários.
“Estamos animados em participar, pelo segundo ano, de uma feira tão representativa para o setor. Neste ano, apresentaremos modelos que ressaltam nosso comprometimento em levar inovação e praticidade para todas as áreas na rotina dos nossos consumidores”.
Bárbara Toscano, head de Marketing da LG no Brasil.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.