O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje vamos falar sobre o vazamento de imagens do Legion Go, o novo console portátil da Lenovo; Trouxemos também informações da agência espacial Roscosmos que tentou enviar uma nave para a Lua, mas acabou sendo destruída antes de pousar; E comentaremos sobre a descoberta de que possivelmente há um planeta no núcleo da Terra. Esse é o Showmetech TRIO, o seu trio semanal de notícias.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
Vazamento do Legion Go
Recentemente foram divulgadas as primeiras imagens do novo console portátil da Lenovo, que pretende competir pela sua fatia de mercado ao lado do Steam Deck e do ROG Ally – e é claro que não podemos deixar de mencionar o líder de vendas da categoria, o Nintendo Switch.
Mesmo após ter encerrado sua linha de smartphones para jogos, a Lenovo permanece comprometida com o setor e está se preparando para o lançamento do seu próximo dispositivo, o Legion Go. O dispositivo portátil está planejado para operar com o sistema operacional Windows 11 e será equipado por processadores AMD. Contudo, o aspecto que mais atraiu a atenção dos consumidores nas imagens vazadas foi a sua notável semelhança com o design do Nintendo Switch.
O vazamento segue indicando que o Legion Go se apresenta com uma tela de 8 polegadas e a habilidade de reproduzir os principais títulos da Steam, oferecendo uma arquitetura semelhante à de um computador. Nas imagens reveladas, um aspecto que se destaca é a presença de controles removíveis, que lembram a funcionalidade dos joy-cons do Nintendo Switch quando usado no modo portátil.
Nas imagens é possível reparar que há um touchpad no lado direito do controle, agora trazendo uma semelhança com o Steam Deck, que possui touch pads em ambas as extremidades do console. Além disso, na parte traseira desse controle direito, aparentemente vemos a presença de uma roda, como a de um mouse.
Entre algumas características que provavelmente estarão presentes no novo console estão o processador AMD Ryzen Z1 APU, ou ainda a versão Z1 Extreme; grande saída de ar na parte traseira para melhor ventilação do aparelho; duas entradas para USB tipo C, um recipiente para cartão de memória e entrada P2, para fones de ouvido. A Lenovo ainda não se pronunciou, então podemos aguardar o anúncio oficial a qualquer momento! Ficou ansioso para dar uma olhada no próximo portátil do mercado?
Rússia não consegue pousar na Lua
A investida da Rússia em realizar um pouso na Lua teve um desfecho negativo no último sábado, 19 de agosto. A espaçonave Luna-25 não conseguiu completar com sucesso sua descida, resultando em uma falha durante a operação.
Segundo a agência espacial russa Roscosmos, algum tipo de anomalia ocorreu quando a espaçonave estava em processo de ajuste para entrar em órbita de descida. O procedimento automático não foi bem como o planejado, que acabou deixando a posição da nave em uma “órbita imprevisível”, resultando no acidente.
Por meio de um comunicado oficial, a Roscosmos confirmou a falha da missão, indicando que a espaçonave desviou para uma trajetória inesperada e tendo sua integridade comprometida devido ao impacto com a superfície lunar.
O propósito principal da missão Luna-25, de acordo com a Roscosmos, era evidenciar a capacidade da Rússia em transportar uma carga até a Lua, enquanto também visava assegurar a possibilidade de acesso à superfície lunar para empreendimentos futuros.
Até então é incerto se a Rússia planeja uma nova tentativa de pouso na Lua. A Roscosmos pode enfrentar desafios na obtenção dos materiais e componentes necessários, dadas as sanções atuais contra o país por conta da guerra contra a Ucrânia, mesmo que algumas empresas tenham optado por não segui-las. Além disso, a desvalorização significativa do rublo russo acarreta custos mais elevados para a fabricação de novas espaçonaves.
Um planeta no núcleo da Terra?
O núcleo interno da Terra, responsável pela criação do campo magnético protetor e vital para a vida como a conhecemos, tem sido alvo de intensa pesquisa. Uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Utah, apoiada pela Fundação Nacional de Ciências dos EUA, decidiu explorar o assunto usando ondas sísmicas de terremotos.
Durante muito tempo, o núcleo interno foi considerado uma esfera sólida e uniforme. No entanto, pesquisas recentes, como a de Guanning Pang da Universidade de Cornell, revelaram que o núcleo possui diferentes texturas e formas, inclusive sendo diferente dependendo de onde ele está sendo analisado, indo contra a visão anterior de uma esfera metálica perfeita.
Um estudo anterior liderado por Pang descobriu discrepâncias nas rotações entre a Terra e seu núcleo interno, possivelmente desencadeando uma alteração na duração dos dias entre 2001 e 2003.O professor de geologia que dirige as Estações Sismográficas, Keith Koper, afirma que “é como um planeta dentro de um planeta que tem sua própria rotação e está desacoplado por este grande oceano de ferro fundido”.
Foi em 1936 que os cientistas utilizaram as ondas sísmicas pela primeira vez para afirmar a solidez do núcleo interno. Antes acreditava-se que o núcleo fosse líquido devido à sua alta temperatura, próxima a 5.537 ºC, comparável à superfície solar.
Em algum ponto da história da Terra, o núcleo interno começou a passar pelo processo de “nucleação“, transformando-se em um estado sólido sob as intensas pressões no núcleo do planeta. Embora o início desse processo ainda seja desconhecido, a equipe de pesquisa conseguiu obter informações cruciais a partir dos dados sísmicos, fornecendo pistas valiosas sobre esse processo de solidificação.
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- O fenômeno Baldur’s Gate 3;
- Google na redução de poluentes aéreos;
- Spider-Man: Lotus, a história por traz do filme amador.
Revisado por Glauco Vital em 21/8/23.
Boa tarde, não consigo abrir, posso saber qts jogos lego apenas do PS4 existem
Quais as datas
Estou colecionando e só achei uns 10
Obrigado