O governo está estudando formas de aumentar a arrecadação para conseguir equilibrar as contas públicas. Uma das possíveis saídas, segundo o ministro da Fazenda Joaquim Levy é começar a tributação do setor de internet.
A primeira impressão que fica é a de que esses impostos estariam ligados a mensalidade da conexão banda larga, no entanto, esses impostos seriam voltados para uma outra área: os serviços online, como hospedagens de sites e portais de conteúdo.
O argumento do ministro é de que vários provedores possuem operações fora do país. Ainda não há um plano completo e está sendo discutido como essas empresas deverão ser tributadas. Segundo Levy, “este é um dos temas globais”, ele afirma ainda que “cada vez que a economia vai para uma direção, temos que discutir uma maneira correta de tributar essa direção.”
Nada foi revelado em relação a data de início da nova tributação, mas a pauta será muito discutida durante esse segundo semestre. Serviços de streaming de música e vídeo, como Netflix, Rdio e Spotify utilizam servidores fora do país e caso o novo imposto comece a valer, é muito provável que esses serviços fiquem mais caros.
Fonte: Exame
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.