Elon Musk tem criticado com veemência o isolamento social como medida de combate ao novo coronavírus (COVID-19). Nos últimos dias, o empresário vem causando polêmicas sobre assunto e, desta vez, resolveu reabrir a fábrica da Tesla no condado de Alameda, na Califórnia, indo de encontro às medidas impostas pelo governo.
Em sua conta no Twitter, Elon Musk anunciou a retomada da produção e disse que aceita ser preso caso haja a interdição da unidade fabril em Fremont (onde está a fábrica da marca dos elétricos). Anteriormente, ele já havia anunciado que iria reabrir mesmo com a quarentena. “Eu não estou brincando”, disse.
“A Tesla está reiniciando a produção hoje contra as regras do condado de Alameda. Estarei na linha com todo mundo. Se alguém for preso, peço que seja apenas eu”
disse Elon Musk em sua conta no Twitter.
Elon Musk entrou com processo judicial
Antes disso, no último sábado, o dono da Tesla chegou a processar o condado de Alameda por não conseguir reabrir a fábrica. O portal CNET teve acesso ao documento. Nele, a Tesla afirma que “o município está criando regras que contradizem e minam diretamente a política anunciada pelo governador em suas ordens” e completou dizendo que “as ordens do condado devem ser declaradas nulas e sem efeito legal”.
Segundo o The New York Times, os executivos da Tesla e as autoridades de Saúde do condado de Alameda estavam entrando em um acordo para que a fábrica voltasse a funcionar no dia 18 de maio, inclusive, outras montadoras nos Estados Unidos planejam retomar a produção no mesmo dia. Contudo, o Elon Musk parece não ter concordado com a decisão.
Com fechamento da fábrica, Elon Musk ameaçou deixar a Califórnia e levar a sede da empresa para o Texas ou Nevada (EUA).
Dois funcionários da empresa anunciaram que a montadora retomou a linha de produção e já finalizou 200 veículos que estavam quase prontos antes da pandemia. Em paralelo, as autoridades de Saúde cobram a Tesla sobre uma medida de reabertura que possa proteger os funcionários.
Vale lembrar que outras fabricantes estão adotando protocolos de prevenção como plano de reabertura das unidades de produção. A Volkswagen, por exemplo, que voltou a fabricar na Alemanha, criou regras que serão usadas globalmente, inclusive no Brasil.
Fontes: The Next Web; CNET.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.