Alexa, a assistente virtual de uso doméstico utilizada pelo sistema Echo da Amazon, foi lançada em 2014 e desde então vem recebendo algumas críticas positivas e se tornando mais popular com o passar do tempo, como já mostramos aqui.
Porém nos últimos dias ela vem ganhando uma atenção especial por outro motivo. Acontece que alguns usuários começaram a reportar na internet que a assistente estaria dando risadas estranhas em momentos inesperados, mesmo sem estar realizando qualquer tarefa ou quando é perguntado algo totalmente não relacionado a isso.
Risadas fora de hora
Entre os relatos estão alguns casos como de alguém que estava na cozinha e de repente ou viu a risada achando ter uma criança atrás de si, outro de alguém que acionou a Alexa para contabilizar o tempo de um exercício e ao perguntar quantos minutos faltavam recebeu em resposta uma risada estranha.
https://twitter.com/CaptHandlebar/status/966838302224666624
Um usuário ainda relatou que ao dar o comando para que as luzes fossem apagadas, também teve como resposta uma risada “sinistra” e ainda finalizou a frase com “Existe uma boa chance de eu ser assassinado essa noite”.
Lying in bed about to fall asleep when Alexa on my Amazon Echo Dot lets out a very loud and creepy laugh… there’s a good chance I get murdered tonight.
— Gavin Hightower (@GavinHightower) February 26, 2018
O caso acabou gerando uma grande repercussão e claro que a risada sinistra da Alexa vem assustando algumas pessoas e chamando a atenção de outras. Alguns afirmam que estamos finalmente vendo a tecnologia e a Inteligência Artificial que criamos se voltar contra nós em algum tipo de plano maligno para tomar a terra. Outros que a assistente estaria possuída. Claro, tudo com uma pitada de humor.
Amazon promete solução
A Amazon já foi informada sobre o caso e já assegurou que o problema será resolvido. O que mais provavelmente está acontecendo de fato é que o comando “Alexa, laugh” ou seja, “Alexa, ria”, estaria sendo acionado de forma aleatória em vários aparelhos e por isso causando o estranho fenômeno. A solução da empresa será trocar o comando para “Alexa, can you laugh?” (Alexa, você poder rir?) e ao invés de apenas dar uma risada, ela vai responder antes “Sure, I can laugh” (Claro, eu posso rir) e só então realizar a tarefa.
Segundo a empresa, dessa forma é mais difícil que aconteçam os “falsos-positivos” , ou seja, que o comando seja acionado sem querer. Ainda com a explicação, muitos usuários ainda se perguntam então por que a risada acontece em momentos em que não é pedido nada a Alexa, ou com frases que notavelmente não se parecem com “Alexa, laugh”.
O assunto se tornou popular e virou até motivo para piadas como no programa do famoso apresentador que apresentou o Oscar 2018 nesse domingo, Jimmy Kimmel. Confira um vídeo com um compilado de risadas da Alexa e o provável motivo segundo Kimmel:
https://www.youtube.com/watch?v=76zioHA3vtE&feature=youtu.be
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
A risada pode ser da alexa mas vem do celular aleatoriamente.