Para quem achou que era a volta da rede social mais amada do Brasil até a era do Facebook, pode diminuir as expectativas: o Orkut não está de volta, para a tristeza de muitos. Já se passaram pouco mais de três anos desde o encerramento oficial do site, pelo Google – mesmo assim, ondas de empolgação e de muita desconfiança marcaram a internet nesta última quarta-feira (12). Um site com a mesma cara e nome do Orkut apareceu na internet, tendo o acesso de alguns usuários.
Mas, o site, na verdade, tem o domínio como Orkut.li e não é oficial. O grande problema é que, como não tem protocolo httpss, ele não oferece segurança alguma na troca de dados entre o seu servidor e os usuários que o acessam.
Os navegadores, inclusive, bloqueiam automaticamente o acesso à página. Em alguns casos, como no Google Chrome, (foto) o navegador chama o site de ‘enganoso‘.
Caso o usuário queira realmente acessar o site, sabendo de todos os riscos, vai encontrar uma página que simula perfeitamente o último layout do antigo Orkut. Na home do site é possível encontrar diversos tópicos comuns em sites seguros, como as abas: “Sobre o orkut”, “Novidades”, “Centro de Segurança”, “Privacidade”, “Termo de uso” e “Ajuda”.
Para fazer o cadastro, será solicitado que o usuário preencha informações como e-mail, data de nascimento, nome e sobrenome, sexo, país de nascimento e, por fim, crie uma senha.
Ainda será necessário que o cadastrante declare ter mais de 18 anos e que, sobretudo, concorda com o “Estatuto da Comunidade”.
Google não comentou o caso
Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o ocorrido. Mesmo com o Google+ praticamente às moscas, a empresa permanece firme e apostando na plataforma. Caso a gigante tivesse algum plano de ressurgimento da rede social amada pelos brasileiros, certamente teria feito algum tipo de anúncio, inclusive se fosse algum tipo de jogada de marketing. E isso nunca aconteceu.
Criado em 2004 pelo engenheiro Orkut Buyukkokten, enquanto trabalhava no Google, o Orkut fez grande sucesso com suas comunidades. Atualmente, Buyukkokten é o dono da rede social Hello, presente no país desde 2016.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.