Depois de pagar quase 20 bilhões de dólares pelo WhatsApp no ano passado, o Facebook começou a dar pistas de como irá utilizar o aplicativo para ganhar dinheiro. Ao que tudo indica, as ações da empresa fundada por Mark Zuckerberg não se limitarão em explorar apenas o contato entre usuários para entretenimento ou relações, mas também estreitará as relações de empresas privadas com usuários comuns.
Uma das medidas já tomadas pelo Facebook é fazer com que as empresas entrem em contato com os consumidores utilizando um novo recurso do Facebook Messenger. Segundo um relatório publicado pelo canal de notícias Bloomberg, o WhatsApp também funcionará da mesma maneira, facilitando o contato das empresas com os seus clientes/consumidores.
David Whener, diretor financeiro do Facebook, confirmou as informações em uma coletiva de imprensa: “Acreditamos que permitir mensagens B2C (business-to-consumer) tem um bom potencial de negócios para nós. À medida em que entendemos como essas coisas funcionam, eu acho que novas oportunidades serão trazidas para o WhatsApp“, completou Whener, informando ainda que estas medidas seriam implantadas a longo prazo.
O recurso já está em testes no Facebook Messenger, mas ainda não está disponível para o WhatsApp. A ideia faz sentido devido ao enorme alcance do aplicativo que conta atualmente com mais de 800 milhões de usuários.
Durante o primeiro semestre de 2014, o WhatsApp teve cerca de 16 milhões de dólares em receitas, mas perdeu mais de 23o milhões de dólares no mesmo período. O objetivo do Facebook é fazer com que as empresas comprem o direito de falar com seus clientes para tentar reverter essas perdas. Na aquisição do aplicativo, Mark Zuckerberg disse que o aplicativo tinha grande potencial de negócio.
O WhatsApp é massivamente utilizado no Brasil, especialmente por pessoas que procuram alternativas para se comunicar via troca de mensagens de texto e/ou voz livre de taxas ou custos. O aplicativo também é um meio pelo qual muitas pessoas se informam sobre as notícias do mundo e sempre aparece entre mais baixados. Com tamanho potencial, é uma questão de tempo (e claro, circunstâncias) para que o WhatsApp comece a lucrar.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.