Índice
Durante a conferência da Intel na CES 2022, a gigante da tecnologia anunciou 22 novos processadores Alder Lake de 12ª geração para desktops chegando ao mercado durante o ano. A expectativa é continuar a investida da nova arquitetura híbrida para aumentar performance e produtividade dos usuários, lançando desde a linha Celeron até os Core i9 mais robustos.
A apresentação revelou tanto modelos de 65W quanto os de 35W. No entanto, não aprofundou a discussão das SKUs de 35W, que prometem melhorar a autonomia energética e foram pensados para projetos small form factor e all-in-one.
Novos coolers
Lançados em outubro, os primeiros processadores Alder Lake eram do tipo K, ou seja, desbloqueados para overclock, e por essa razão não vinham com cooler integrado, afinal de contas o usuário colocaria um sistema de arrefecimento mais parrudo no componente para fazer suas modificações, subir frequências, etc.
Agora, os novos lançamentos são os non-K, que tem bloqueio para overclock e indicados para o público que ainda quer bastante desempenho, mas que não pretende fazer alterações no hardware. Com isso a Intel revelou a nova linha de coolers que chega com esses processadores.
Começando pelo mais básico, o Intel Laminar RS1 é o cooler box que será enviado junto com os processadores da família Celeron e Pentium, possuindo tamanho padrão e design renovado. O mesmo pode ser dito para o Intel Laminar RM1, para os Core i3, i5 e i7 de soquete LGA 1700, e que ainda terá redução no ruído. Já o Core i9 ganhará o Intel Laminar RH1, que tem formato mais avantajado na altura, mais tecnologia anti-ruído, coluna de heat pipes maior e controle de LEDS RGB.
AMD que se cuide…
Como sempre, a Intel fez questão de mostrar seus gráficos de performance comparativos com a rival AMD. Os modelos que entraram em batalha foram o Ryzen 5700G e Intel Core i5 12600. Em muitos cenários, como no WebXPRT 3 e CrossMark os ganham saltam de 9 a 30% em relação ao concorrente vermelho. Já em aplicações de trabalho, como o Premier Pro e o Lightroom, a performance sobe de 31 e 18%, respectivamente.
Utilizando os mesmos testes anteriores, o novo Core i9 12900 apresenta saltos superiores em mais de 55% (Adobe Premier Pro) em comparação com seu enfadonho antecessor, o i9 11900. Em games a situação parece novamente favorável, com a nova CPU topo de linha fazendo 17% a mais de desempenho em Hitman 3: Dartmoor.
Novos chipsets chegando
Ainda falando dos lançamentos de outubro de 2021, também fomos introduzidos ao recente chipset Z690, o topo de linha para processadores Alder Lake. Agora a Intel oficializou os chipsets H670, B660 e H610, indo dos mais avançados aos do segmento de entrada, em ordem.
Na prática esses novos chipsets apresentam muitas características em comum com o Z690, como compatibilidade com Wi-Fi 6E, DIM Gen 4, portas PCIe 4.0 e 3.0.
Intel de 12ª gen KS – Series
A Intel ainda quis dar um gostinho do que está por vir nos próximos meses: os processadores de 12ª geração com terminação KS. Isso significa que estes componentes serão desbloqueados para overclock e que ainda terão um belo adicional de performance. Segundo a empresa, os modelos terão frequências super altas de até 5.5 Ghz.
Veja também
E aí, pretende adquirir alguns dos novos processadores da Intel? Aproveita e vai conhecer as novas CPUs da Série H anunciadas para notebooks pela marca.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.