Despontando como líder de mercado, a Dell apresentou um ótimo desempenho nas vendas de PCs no Brasil no último trimestre do ano passado. No quarto trimestre de 2021, a empresa foi responsável por 22,6% das vendas no mercado nacional de computadores, com destaque para o segmento de pequenas empresas, que viu crescimento de 38,9% nas vendas em relação a 2020 e abocanhou uma fatia de mercado de 51,8%.
Quando falamos sobre o mercado geral, a empresa apresentou um crescimento de 23,8% em relação às vendas de PCs no Brasil. A Dell atualizou seu catálogo de notebooks corporativos no final de março deste ano, quando apresentou soluções e novos modelos das linhas Latitude, Precision e monitores voltados apenas para empresas.
Mercado global de PCs teve queda nas vendas
Se o mercado brasileiro de PCs conta com a Dell no topo, o mesmo não está acontecendo a nível global, que vem percebendo uma queda geral em vendas. Depois do surgimento da pandemia, que desencadeou o fenômeno de compra de computadores e atualização de hardware para a chegada do trabalho remoto — que agora está se tornando híbrido — as vendas voltaram a cair.
O relatório da International Data Corporation (IDC), consultoria que analisa o mercado de diversos setores, aponta que no durante o primeiro trimestre de 2022 houve uma queda global de 5,1% nas vendas de PCs.
Apesar disso, os especialistas apontam que o mercado global de PCs não está em baixa, visto que as fabricantes realizaram o envio de 80,5 milhões de máquinas para as lojas. O primeiro trimestre também marca o sétimo ano consecutivo em que o número de envios de computadores ficou acima de 80 milhões, o que não era visto desde 2012.
A marca que mais vendeu durante os três primeiros meses de 2022 foi a Lenovo, com o total de 18,3 milhões de unidades e participação de mercado de 22,7% no mercado global de PCs. A HP ocupa o segundo lugar do pódio com 15,8 milhões de unidades vendidas e uma participação de mercado de 19,7%.
O top 3 é completado pela Dell: a empresa enviou 13,7 milhões para as lojas e esteve presente em 17,1% de todo o mercado. Confira a tabela abaixo com todos os dados:
A Apple, ASUS e Acer fecham a tabela de empresas que mais venderam em todo o mundo. A tabela também mostra que apesar da Lenovo estar no topo, houve uma queda de 9,2% nas vendas em relação ao primeiro trimestre de 2021. O número é ainda maior para a HP, que teve uma queda de 17,8%. Dentro do top 3, a Dell foi a única que apresentou números positivos (6,1%) na comparação entre os dois períodos.
Você comprou algum novo computador durante a pandemia de COVID-19? Se sim, de qual marca? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Alienware comprado via Dell atendente me vendeu com alguns itens fora do pacote original e paguei tudo á vista.
Data de compra 28/03/2022 seria entregue 18/4/2022!
Longa espera!
Mesmo assim, no site Dell o status da compra esta igual desde dia 28/3.
E o atendimento é péssimo. Vc não consegue falar nos vários números de telefone deles inclusive nos 0800.
Ligações são encerradas após discagem.
TODOS OS NÚMEROS. TENHO 6 DIFERENTES.
Insisti!
Fiquei 30 minutos e segundos na fila de espera do atendimento telefônico, para ouvir um lacônico seu produto não chegou porque porque esperamos a nota fiscal ainda não pronta!
O que?
Estão de brincadeira?
Minha experiência com a Dell foi péssima a 1 vez – em 2007 l( compra feita na Dell Suécia) comprei e não foi entregue. Movi mundos para receber.
Agora 2022, 15 anos depois NADA MUDOU NA DELL.
PÉSSIMO serviço atendimento ao cliente pessoa física, não sei se jurídica tem melhor atendimento.
Mas esta é a segunda e DEFINITIVAMENTE A ÚLTIMA VEZ QUE COMPRO NA DELL.
O nome tem abrangência internacional mas o serviço após compra tem nível abaixo da crítica.
Péssimo para eles é elogio.
Nem a gerente ( Aline Moraes) toda solicita ao me ver interessada sumiu do mapa mesmo após e-mails de minha parte e ligações.
Estou super chateada e seriamente pensando em processar a Dell.