Uma das grandes novidades do iOS 9, apresentadas na WWDC deste ano, é o App thinning ou app slicing, que reduz o tamanho dos aplicativos para iPhones com pouco espaço de armazenamento.
A Apple lançou nesta quinta-feira, 24, uma nota explicando que a função ainda não foi implementada devido a uma falha no iCloud e que será lançada futuramente em uma atualização:
O App Slicing serve para que o usuário ao baixar um aplicativo ou atualização de aplicativo, não precise fazer o download por completo, mas apenas o que muda no upgrade, ou então os arquivos específicos para seu aparelho. Atualmente, usuários de iPhones baixam arquivos necessários para iPads que não precisariam ser baixados, por exemplo. Com isso, usuários de iPhones e iPads vão conseguir economizar um pouco mais a memória interna de seus celulares, principalmente aqueles um pouco mais antigos e que possuem apenas 8 e 16 GB de memória interna para armazenamento.
Existe ainda o ODRs (on-demand resources, ou recursos sob demanda, na tradução livre). A ideia desta função é baixar progressivamente e conforme necessário pedaços do aplicativo: em um jogo por exemplo, a medida que se for avançando, irá sendo baixado novas fases. O único problema seria quando o usuário tivesse um progresso e não existir conexão disponível.
Vale lembrar que essa funcionalidade já está disponível no Android desde 2012. A feature foi chamada de Smart Updates (Atualizações espertas, na tradução) e ao invés de baixar todo o APK, é baixado apenas as linhas de código indisponíveis no dispositivo, ou seja, apenas as novidades são baixadas.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.