Índice
Com a proposta de inovar o mercado tecnológico e automobilístico, o hacker George Hotz, responsável por desbloquear o iPhone e o PlayStation 3, desenvolveu um kit para transformar qualquer carro em veículo autônomo. Embora pareça algo inviável, o projeto está sendo desenvolvido há mais de 8 anos e pode revolucionar o mercado com um preço acessível para todos os usuários.
Os carros autônomos foram projetados com o intuito de evitar acidentes, reduzir a poluição sonora e gases poluentes. Equipado com câmeras e sensores, é possível manter o veículo em movimento e seguir para o destino sem a necessidade do controle humano. Alguns veículos elétricos já possuem tecnologias similares para a proteção do meio ambiente e piloto automático, entretanto, seu alto valor pode espantar os futuros compradores.
Conhecendo o kit para transformar o carro em autônomo
Utilizando o sistema Openpilot, o kit Comma 3x possui um hardware poderoso capaz de conduzir o veículo por horas sem a ação do motorista. Além disso, é possível instalar o dispositivo em mais de 250 modelos de carros da Hyundai, Toyota, Honda e muito mais.
O kit possui um campo de visão de 360º com 3 câmeras de 1080p embutidas, um processador Snapdragon 845, conexão Wi-Fi e LTE, GPS de alta precisão, um visor de OLED de 6” e 128GB de armazenamento integrado. Outro ponto positivo do sistema é a facilidade de instalar o produto com cabos discretos e sem a necessidade de contratar um profissional para concluir o trabalho.
Através do site oficial do Comma, é possível adquirir o kit por US$ 1.250 (aproximadamente R$ 6.126,50 na conversão atual) de forma parcelada com o sistema de pagamentos Affirm. Graças ao armazenamento de vídeo, os usuários também poderão realizar uma assinatura no Comma Prime para manter suas gravações armazenadas por mais tempo e sem a necessidade de ocupar o espaço interno do produto. A tecnologia está sendo desenvolvida desde o ano de 2015 e recebe atualizações constantes para manter o sistema atualizado.
O Openpilot executa funções do Adaptive Cruise Control (ACC) e Automated Lane Centering (ALC) para acelerar, frear, ler faixas apagadas e desviar de veículos na pista. Desta forma, o piloto poderá descansar com o controle automático ativado pelo hardware e receber atualizações durante o trajeto.
A rede CAN (Controller Area Network) é responsável por mapear a localização do usuário e verificar dados como a proximidade de um radar, consumo de combustível, temperatura do motor e frenagens bruscas. Estes sistemas estão vinculados ao Openpilot para manter a viagem ainda mais segura com um computador de bordo interativo. Em um vídeo divulgado pelo YouTuber John Coogan, é possível acompanhar um trajeto do centro de San Diego até o fast-food Taco Bell utilizando o dispositivo Comma 3x em uma SUV Hyundai Palisade.
Não foram reveladas informações sobre a possível chegada do dispositivo no Brasil!
Sobre George Hotz
Mais conhecido como “GeoHot“, o engenheiro e hacker estadunidense George Hotz carrega consigo grandes títulos por realizar feitos como o desbloqueio do iPhone e do PlayStation 3. Aos 5 anos escreveu seu primeiro programa de computador no Apple 2 e na quinta série construiu seu próprio console com peças da loja de materiais eletrônicos da RadioShack. Anos depois, o garoto foi convidado para participar do programa The Today Show após desenvolver um robô capaz de mapear a região e construir um mapa 3D utilizando uma aplicação militar.
O futuro brilhante estava apenas começando ao idealizar um projeto capaz de transformar veículos em carros autônomos. Como referência em seu projeto, o jovem defendia a tese de pagar menos em um produto que seria vendido ao dobro do preço. Desde então, o mundo foi contemplado com seu dispositivo por um preço acessível e que poderia mudar o mercado de tecnologia!
Você gostou do projeto? Compraria um Comma 3x? Deixe sua opinião nos comentários!
Veja também:
Nova canção dos Beatles feita com AI já está disponível
Fonte: John Coogan no YouTube, comma.ai
Revisado por Glauco Vital em 5/11/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.