Kim Dotcom ficou famoso após ter seu site de downloads, o MegaUpload, tirado do ar pelo governo americano após um processo sobre direitos autorais movido pela indústria de mídia americana. Depois de conseguir retomar parte de seu patrimônio na Nova Zelândia, passou a investir em serviços que ajudem os usuários a se comunicarem sem que o governo os possa espionar ou interceptar.
O primeiro serviço que ele lançou foi o Mega, um sistema de armazenamento de arquivos na nuvem, totalmente criptografado, impedindo que a indústria tenha acesso aos arquivos. Neste serviço, ele não pode ser responsabilizado pelo que armazena uma vez que por tudo estar criptografado nem ele sabe qual o conteúdo dos arquivos. O serviço entrou no ar exatamente um ano após os servidores do MegaUpload serem desligados em definitivo.
Em janeiro de 2015 foi lançado o serviço de comunicação criptografado Mega Chat. Esta fermenta tem como pretensão ser uma alternativa ao FaceTime da Apple e ao Skype da Microsoft que, sabidamente, a NSA pode acessar a qualquer momento. A alternativa lançada por Dotcom é criptografada entre os participantes da conversa e ninguém mais consegue acessar o conteúdo do que está sendo falado.
Na última semana o excêntrico empresário voltou a receber atenção ao anunciar em sua conta no twitter que pretende criar uma nova internet, totalmente criptografada, a prova de espionagens e de hackers. Ele chamou o projeto de MegaNet.
How would you like a new Internet that can't be controlled, censored or destroyed by Governments or Corporations? I'm working on it #MegaNet
— Kim Dotcom (@KimDotcom) February 16, 2015
Na sequência deixou claro que esta será uma rede não baseada em IP, o que por si só já é algo extremamente curioso. Além disso seria uma rede livre de hackers e DDOS (ataque utilizado por hackers para derrubar um site através de inúmeros acessos simultâneos).
#MegaNet is non-IP based. No more DDoS or hacking. No more censorship. No more spying. All your mobile phones become an encrypted network.
— Kim Dotcom (@KimDotcom) February 16, 2015
Em outra mensagem deu a entender que esta será uma rede baseada em dispositivos móveis, utilizando capacidade ociosa dos dispositivos:
You'd be surprised how much idle storage & bandwidth capacity mobile phones have. #MegaNet will turn that idle capacity into a new network.
— Kim Dotcom (@KimDotcom) February 16, 2015
Dotcom não deu muito mais informações além de algumas mensagens no twitter. Nos resta acompanhar as novidades do nerd hacker por mais detalhes.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.