Índice
Durante seu tradicional evento Microsoft Build 2024, a plataforma Khahmigo, lançada inicialmente em março de 2023, agora será lançada de forma gratuita para professores e aluno dos EUA. A Khan Academy e Microsoft se uniram para levar o aprendizado via IA que ensina os alunos a desenvolver raciocínio em vez de enviar respostas diretas. Entenda o lançamento da novidade.
Khanmigo inova aprendizado
Lançada inicialmente em março de 2023, a plataforma Khanmigo é uma solução da Khan Academy que permite a professores de todo o mundo melhorar suas aulas por meio da inteligência artificial.
Em vez de passarem horas na frente de uma tela planejando aulas, os professores que usam a Khanmigo gastam alguns minutos para receber modelos de aula completos, tudo por meio de recursos de inteligência artificial. Os assuntos podem ser adaptados para alunos de diversas idades por meio de alguns comandos de texto.
Antes de ser liberada para professores dos EUA, havia uma cobrança de US$ 4 para cobrir os custos de infraestrutura da Khanmigo. A plataforma de aprendizado via IA usa a tecnologia que leva o nome de SLMs (sigla para Small Language Models ou pequenos modelos de linguagem), que tem alguns recursos dos famosos grandes modelos de linguagem (LLMs), mas exige uma menor capacidade para rodar, além de também ser treinado em menos parâmetros.
Professores que já utilizam a plataforma em seu dia a dia ressaltaram sua utilidade justamente por não ser um recurso que envia as respostas de forma direta, mas sim ajuda os alunos a chegarem à resposta de forma explicativa. Além disso, animações conforme o dia a dia das crianças e jovens são criadas para facilitar a compreensão de assuntos complexos.
O que é realmente bom do ponto de vista de um professor é que a plataforma não dá respostas aos meus alunos, mas sim perguntas. A ciência consiste em fazer perguntas realmente boas. É assim que aprendemos, crescemos e inovamos.
Melissa Higgason, professora de química da Hobart High School.
O papel da Microsoft
Para permitir que a plataforma de aprendizado via IA seja lançada em escolas dos EUA, a Microsoft disponibilizou sua infraestrutura de IA, a Azure OpenAI Service. De uma forma simplificada, a criadora do Windows disponibilizará seus servidores voltados apenas para atividades de IA para cobrir os custos de infraestrutura que a plataforma Khanmigo possuía.
Durante o Microsoft Build 2024, também foi anunciado que a Khan Academy e Microsoft uniram forças para explorar oportunidades de melhorar as ferramentas de IA para aulas de matemática de uma forma acessível, escalável e adaptável com uma nova versão do Phi-3, uma família de modelos de linguagem pequena (SLMs) desenvolvidos pela Microsoft.
Ao doar acesso à infraestrutura otimizada de IA do Azure, a Microsoft está permitindo que a Khan Academy ofereça a todos os educadores do ensino fundamental e médio nos EUA acesso gratuito ao piloto do Khanmigo for Teachers, que agora será alimentado pelo Azure OpenAI Service.
Microsoft em seu evento para lançar novidade para escolas dos EUA.
As duas organizações também trabalharão para integrar mais conteúdo da Khan Academy no Copilot e no Teams for Education, uma versão gratuita do popular aplicativo Microsoft Teams para aprimorar a colaboração e o aprendizado personalizado para atender às necessidades de educadores e alunos.
A integração disponibilizará a biblioteca educacional da Khan Academy para ainda mais alunos, ao mesmo tempo que fornecerá conteúdo de alta qualidade aos usuários do Copilot e do Teams for Education.
Como o aprendizado via IA funciona?
O propósito da Khanmigo é acabar com processos burocráticos que geralmente exigem muito dos professores, então além de ajudar a criar planos de aula, estes profissionais também podem receber ajuda para gerar exemplos aos alunos.
Além disso, ao receber dados de desempenho dos alunos, a plataforma sugere agrupamentos de alunos ou “nivela” passagens de texto para cima ou para baixo para alunos que estão com dificuldades ou precisam de mais desafios. Quando todas as ferramentas são usadas em conjunto, a Khan Academy aponta que uma economia de cinco horas pode ser percebida.
Os professores estão sobrecarregados de trabalho e um número recorde de pessoas estão abandonando a profissão por isso. Os distritos escolares em áreas desfavorecidas foram especialmente atingidos, com os professores citando os baixos salários e as cargas de trabalho incontroláveis, exacerbadas pela pandemia da COVID-19, como algumas das principais razões pelas quais estão desistindo do ensino. Usar a IA na educação não é apenas uma forma poderosa de potencialmente ajudar a acelerar a aprendizagem dos alunos, mas também é uma forma de tornar o ensino mais sustentável.
Sal Khan, CEO da Khan Academy
Lançamento e disponibilidade
A plataforma Khanmigo será liberada a partir de hoje (21) para professores e alunos a partir da 3ª série dos EUA. A Microsoft espera que a novidade inove a educação por meio da inteligência artificial e também compartilhou em seu comunicado da imprensa que este é apenas o primeiro passo das novidades que estão a caminho.
Estamos entusiasmados em enfrentar esses desafios importantes com a Khan Academy. Este modelo tem o potencial de melhorar a acessibilidade, a confiabilidade e a experiência para aulas de matemática com tecnologia de IA em produtos como a plataforma Khanmigo.
Deirdre Quarnstrom, vice-presidente de produtos educacionais da Microsoft
Novidade ainda não tem data para chegar ao Brasil
A Khan Academy atua no Brasil com apoio da Fundação Lemann, levando apoio à educação para alunos do ensino fundamental e médio. Todo o material está disponível gratuitamente no site da ONG, que também faz parcerias com secretarias de Educação para levar conhecimento para escolas públicas.
Durante o evento da Microsoft, uma data da chegada da plataforma a demais países, incluindo o Brasil, não foi mencionada. Nosso país ainda caminha na implementação de ferramentas de IA na educação, principalmente em escolas públicas.
Um dos fatores que mais influenciam este atraso é a falta de infraestrutura nas escolas públicas, mas esperamos que empresas como a Microsoft sejam o caminho para isso dar certo. Você acha que podemos ver a plataforma Khanmigo no Brasil, em algum momento? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Microsoft lança solução de IA para startups e Extensões para o GitHub Copilot
Com informações: Microsoft News
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.