A cada minuto, 100 smartphones são vendidos no Brasil. É o que mostra um levantamento feito entre os meses de abril e junho pela consultoria IDC Brasil. Foram mais de 13 milhões de aparelhos comercializados no segundo trimestre de 2014.
De acordo com o estudo Mobile Phone Tracker Q2, 17.9 milhões de aparelhos deixaram as lojas, sendo 13.3 milhões de smartphones (75%) e 4.6 milhões de feature phones (25%), um recorde para o país.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 22% nas vendas de smartphones e uma queda de 16% nas vendas de feature phones.
“O resultado do segundo trimestre para smartphones ficou acima da nossa previsão e representa um recorde de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É a primeira vez que o País entra nesse patamar de 13 milhões e o mundo ultrapassa a marca de 300 milhões de smartphones vendidos. A expectativa é o bom momento persistir e um novo recorde ser batido nos próximos dois trimestres de 2014″, disse Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.
Resultados do 1º trimestre
Entre os meses de janeiro e março de 2014, foram vendidos 16.4 milhões de celulares. Desse total, foram 10.9 milhões de smartphones – média de 84 aparelhos vendidos por minuto – e 5.5 milhões de feature phones.
Dos aparelhos vendidos, 90% possuem o Android como sistema operacional. Dos aparelhos vendidos no 2º trimestre, mais de 90% são Android e o ticket médio ficou em R$ 700.
Crescimento dos phablets
Os smartphones com tela acima de 5 polegadas, apelidados de phablets, também estão em alta, como já mostramos em uma pesquisa feita com consumidores brasileiros.
A tendência dos phablets pode ser confirmada pelo crescimento das vendas: 128 mil aparelhos em 2012, cerca de 2.2 milhões em 2013 e, para 2014, a expectativa é que as vendas cheguem perto dos 5 milhões de dispositivos.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.