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A Intel está investindo pesado em tecnologia digital para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e transmitirá os torneios de eSports durante as Olímpiadas, em parceria com a ESL. Street Fighter V e Rocket League já foram confirmados, com eliminatórias que começam no primeiro semestre de 2020, onde todos os países do mundo poderão participar, com destaques para Brasil, Austrália e Índia.
A empresa começou esse projeto em 2018 com sua colaboração com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang, Coréia do Sul, e agora quer elevar a conversa sobre como a tecnologia será infundida nas Olimpíadas. Os principais pilares que a companhia deseja oferecer são Compute, Connect e Experience, disse Rick Echevarria, vice-presidente de Vendas e Marketing e gerente-geral de Grupo do Programa Intel Olympics, em uma entrevista coletiva.
Intel World Open 2020
Um evento qualificatório ao vivo vai acontecer em Katowice, Polônia, em junho, e determinará quais equipes avançarão para o torneio de eSports de Tóquio, que acontece de 22 a 24 de julho de 2020, levando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As finais ao vivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio receberão fãs no local do Zepp DiverCity. A Intel fornecerá toda a tecnologia à todos os eventos ao vivo do Intel World Open, desde PCs para jogos equipados com seu poderoso Core-i7, até aos PCs usados nas transmissões e na infraestrutura completa de back-end.
Os torneios Intel World Open terão um prêmio total de US$ 500.000 e a transmissão tem como objetivo mostrar a emoção e a influência dos eSports. A mudança é interessante pela empresa, que é ao mesmo tempo patrocinadora das Olimpíadas e grande defensora dos eSports.
De acordo com Mark Chang, gerente da Intel Gaming, a empresa está trabalhando em parceria com a ESL e as desenvolvedoras Capcom, Psyonyx e Epic Games para organizar os torneios, e mais detalhes sobre a Intel World Open 2020 serão divulgados em breve.
Alta tecnologia nos Jogos Olímpicos de Tóquio
A companhia também criará inovações baseadas em plataformas 5G, inteligência artificial, mídia imersiva e eSports. Uma das tecnologias que provavelmente se mostrará controversa é o reconhecimento facial. Em nome da segurança, os processadores Intel e os sistemas da NEC trabalham na tecnologia de reconhecimento facial NeoFace, que será usada para identificar as mais de 300.000 pessoas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso inclui atletas, voluntários, mídia e outros funcionários nos vários pontos de entrada de locais e acomodações como a Vila Olímpica.
Echevarria disse que a tecnologia poderia evitar fraudes de identidade e reduzir o tempo de espera para verificações de identidade. Não está claro se haverá um sistema de exclusão para pessoas que não querem que seus rostos sejam registrados por motivos de segurança.
A Cisco será a parceira local oficial para equipamentos de rede e tem papel fundamental na conexão e segurança dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Conectando 42 locais de competição incluindo o Estádio Olímpico e demais localidades, como a vila dos atletas, a sede do comitê organizador, bases de transmissão e hotéis.
A Intel também usará o 3D Athlete Tracking (3DAT), uma solução inovadora de visão computacional que usa IA para aprimorar a experiência de visualização para fãs olímpicos com insights quase em tempo real e visualizações com sobreposição durante eventos esportivos. Desenvolvido pela empresa e hospedado em datacenters arquitetados pela empresa na infraestrutura de nuvem do Alibaba, o 3DAT, em parceria com a Olympic Broadcast Services (OBS), usa quatro câmeras altamente móveis montadas em pan-tilt para capturar a forma e o movimento dos atletas e, em seguida, aplicar a pose algoritmos de estimativa, otimizados para processadores Intel Xeon, para analisar a biomecânica do movimento dos atletas.
O sistema transforma esses dados em visualizações de sobreposição de transmissão disponíveis durante repetições do traço de 100 metros e outros eventos de corrida.
A Intel também usará a realidade virtual para treinamento. O Comitê Olímpico Internacional(COI) e a companhia estão colaborando para definir e implementar soluções que combinam a experiência do COI e os conhecimentos técnicos da empresa para apoiar o comitê organizador a se tornar operacionalmente pronto. O treinamento em realidade virtual será utilizado para criar uma experiência de aprendizado imersiva para os principais gerentes nos locais de competição.
O sistema de treinamento VR da Intel melhora a eficácia do treinamento, com uma experiência mais realista para quem aprende com feedback mais preciso e objetivo. A realidade virtual pode reduzir custos e aumentar a eficiência do treinamento. O treinamento também incluirá a criação de versões digitais, às vezes conhecidas como “geminação digital”, que podem abrir várias oportunidades para liberar o poder dos dados para treinamento, planejamento e simulação de várias situações.
A Intel usou IA para criar a “batida” oficial de Tóquio 2020. Os sons musicais foram criados a partir de uma variedade de 1.000 amostras de sons diferentes, baseando-se nos temas de “esportes”, “cultura japonesa”, “vida cotidiana” e “natureza”. A Solução de Inteligência Artificial da Intel criou 5 ritmos diferentes baseados nessas amostras. Essa batida é formada por duas partes: chamada (ritmo base) e resposta (ritmo de resposta). O público ouvirá a parte da chamada e seguirá a parte da resposta para bater palmas.
A Intel está trabalhando com o Comitê Organizador de Tóquio, para utilizar locais que incluem salas de teatro ao vivo que servirão de incentivo para os atletas maximizarem seu desempenho, criando empolgação para darem o melhor de si com a #2020Beat.
Essa parceria da Intel com os Jogos Olímpicos de Tóquio pode transformar a forma como o evento é realizado, e, principalmente a forma como o evento é acompanhado por espectadores ao redor do mundo. Que esse seja o primeiro passo de muitos em direção a eventos cada vez mais tecnológicos e imersivos.
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