A propriedade intelectual é um conceito muito abrangente. Ela vai dos direitos autorais de obras literárias até descobertas científicas e modelos industriais, lidando com os direitos de propriedade das inovações e criações da mente humana. O assunto tem sido cada vez mais frequente, com o boom de startups, aplicativos e da informação.
Apesar de ser abrangente, a propriedade intelectual tem alguns limites. No Brasil, por exemplo, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o responsável pelas marcas e patentes. Já a Biblioteca Nacional é quem cuida do registro das obras artísticas e intelectuais. Cada um dos órgãos possuem limites sobre o que pode ou não ser protegido pela propriedade intelectual e sobre os prazos desse direito.
E são exatamente essas limitações e a definição da propriedade intelectual que o pessoal do CrashCourse está abordando em seu novo curso. O canal é craque em facilitar o entendimento dos mais variados conceitos, através de vídeos curtos, cheios de animações e dados relevantes.
O primeiro da série introduz o assunto definindo detalhadamente o conceito e explicando de forma muito didática como ele funciona na prática. Em tempos de brigas judiciais entre Apple e Samsung (e outras fabricantes), é um tema bem interessante para ser compreendido.
Este é apenas o primeiro vídeo de uma série, que irá discutir copyrights, patentes e marcas registradas. Você pode acompanhar os vídeos através dessa playlist no YouTube. Apesar de ser abordado sob a perspectiva norte-americana, os vídeos são fáceis de entender e as regras gerais não costumam ser tão diferentes entre as nações. Claro, eles exigirão o conhecimento de língua inglesa, ok?
Sobre o CrashCourse
O CrachCourse é um canal do YouTube que tem como objetivo ensinar diversos temas de forma divertida. No início, os irmãos Green, criadores do canal, apresentaram cursos sobre humanidades e ciência, hoje eles abordam diversos assuntos. No Khan Academy é possível acompanhar o curso “A história do mundo em 42 episódios”, que conta desde a revolução agrícola até a globalização.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.