Em evento realizado ontem em São Paulo, a Nokia lançou oficialmente o Nokia Here no Brasil. Mais do que um aplicativo de mapas, o Here representa toda uma divisão de negócios da empresa finlandesa. Além de disponibilizar seus mapas através de aplicativos para smartphones e web, a Nokia ainda oferece seus dados puros ou de forma licenciada para que outras empresas utilizem na elaboração de aplicativos.
Ficamos surpresos em saber que globalmente os mapas da Nokia estão embarcados em 4 de 5 carros que possuem sistema de navegação de fábrica. No Brasil, esse número se torna ainda mais impressionante: 91 dos 92 carros disponíveis com GPS no mercado.
Ainda que não seja tão comum encontrar pessoas utilizando o Here, a Nokia mostra a importância que estão dando para este serviço, com ofertas para automóveis, web, smartphone e para uso corporativo. De acordo com a empresa, o grande diferencial do Here está na qualidade de seus mapas, atualizados constantemente.
Tivemos a oportunidade de andar no carro do Here, responsável pela captação de dados para os mapas. Sabe o carro do Google StreetView? Sim, a Nokia também tem, e vários deles. High-tech é um ótimo adjetivo para descrevê-lo: possui GPS de alta precisão, sistema com 6 câmeras acoplado ao teto para visão 360°, tablets, notebooks e telas para visualização e inclusão de dados.
O Here tem adoção mais tímida que seu principal concorrente, o Google Maps, mas a Nokia está confiante de que sua equipe de especialistas, principalmente geógrafos (sim, eles não são somente professores nas escolas!), é capaz de trazer uma riqueza de dados aos mapas pra deixar a concorrência pra trás. E os números impressionam: globalmente, 2,7 milhões de atributos são criados ou alterados nos mapas todos os dias. No Brasil, são 5 escritórios com aproximadamente 10 pessoas em cada, somente para a equipe de mapas.
E o resultado de tudo isso? Sabe aquela rua que mudou de direção recentemente, conversão que parece legal mas é proibida, velocidade das vias e algumas informações que outros serviços de mapas não conseguem saber? Pois é, com 50 pessoas trabalhando constantemente nos escritórios brasileiros e frota de carros high-tech, a Nokia se diz capaz de, não só somente entender todos os dados e placas de ruas, mas também mantê-los atualizados.
E onde podemos utilizar tudo isso? Você pode comprar um carro com sistema de navegação de fábrica, acessar o Here.com ou no seu smartphone Nokia Lumia com Windows Phone 8. Se você tem outro celular, infelizmente o acesso só pode ser feito via browser. Aplicativos pra Android e iOS são esperados, mas ainda não há previsão de lançamento.
Por falar em Lumia, se o seu tem Windows Phone 8, vai notar 3 funções do Nokia Here: Maps, Drive e CityLens. O primeiro são mapas, o Drive é o sistema de navegação e o CityLens é o aplicativo de realidade aumentada, que facilita a busca por pontos de interesse. Se você acompanhou as novidades da Nokia este ano, deve estar se perguntando “e o Here Transit?”. Infelizmente o Transit, com foco nos transportes públicos, ainda não está disponível no Brasil. De acordo com o fabricante, informações de trens e metrôs já estão inclusos, mas estão ainda enriquecendo os dados de linhas de ônibus antes de lançar o serviço.
Além dessas funções, os executivos ainda deram ênfase em outros diferenciais: mapas off-line e mapas indoor. Ainda são poucos os lugares com vista interna, mas já é possível saber o layout dos Shoppings Morumbi, D&D, Eldorado e Market Place. Os próximos locais que estarão disponíveis em breve são: aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Galeão (Rio de Janeiro) e Estádio do Morumbi (São Paulo).
Com tudo isso, será suficiente para o Here desbancar seus concorrentes? A Nokia acha que sim, em razão da qualidade de seus mapas. A Amazon, por exemplo, já utiliza o Here (serviços licenciado e pago à Nokia) como aplicativo padrão de mapas em seus Kindle Fire, ao invés de utilizar o Google Maps gratuitamente.
E você o que acha? Vai trocar o Google Maps pelo Here.com na sua próxima pesquisa?
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