Lula diz que ataques em escolas aumentaram devido a jogos de tiro. Presidente se envolveu em polêmica ao conectar jogos famosos com casos que ocorreram recentemente no país. Comunidade gamer repudiou comentários e espera explicação

Lula diz que ataques em escolas aumentaram devido a jogos de tiro

Avatar de victor pacheco
Presidente se envolveu em polêmica ao conectar jogos famosos com casos que ocorreram recentemente no país. Comunidade gamer repudiou comentários e espera explicação

O presidente Lula se envolveu em uma grande polêmica com a comunidade gamer no último dia 18 de abril de 2023. Após ganhar pontos com boa parte da população ao voltar com a regra que isenta impostos de compras importadas com valor abaixo de US$ 50, ele culpou jogos de tiro, violência e relacionados como um dos motivos pelos quais vários ataques em escolas e creches brasileiras vêm acontecendo.

O chefe do Poder Executivo também citou que “não há jogos de amor” e que os pais preferem dar um tablet a conversar com seus filhos sobre o assunto de forma séria. Entenda o caso agora mesmo.

Presidente abre polêmicas sobre jogos de tiro

Em uma reunião sobre os recentes ataques em escolas, que têm feito diversas vítimas, Luiz Inácio da Silva, presidente do Brasil, citou que um dos principais motivos pelo qual isso tem acontecido é o sucesso de jogos de tiro que incitam a violência. Ele também comentou que não há jogos que falam sobre amor ou qualquer outro assunto. Confira o trecho:

A comunidade gamer em peso foi totalmente contra o pronunciamento de Lula e, rapidamente, o vídeo começou a ser compartilhado nas rede sociais com comentários criticando o posicionamento do presidente do Brasil em relação aos jogos de tiro. Muitas pessoas viram isso como um grande ataque a títulos que tratam de outros temas além de “morte” dos adversários.

Não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. E cada vez muito mais morte do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo que essa molecada [joga]. É o meu filho, é o filho de cada um de vocês. É [sic] os meus netos, é o neto de cada um de vocês

Presidente Lula sobre jogos de tiro serem famosos

A pauta da reunião foi a criação de medidas para evitar ataques como o que ocorreu em Blumenau (SC), quando um homem invadiu uma escola e acabou matando quatro crianças, e as redes sociais foram tomadas por comentários negativos sobre o vídeo. O filho de Lula, Luis Lula da Silva, inclusive foi contra o pronunciamento de seu pai e citou que “videogame é muito mais que violência, é arte, é lazer, é entretenimento”.

https://twitter.com/LuisLulaDaSilva/status/1648445369033068544?s=20

Você também pode conferir toda a reunião de Lula com diversos representantes do governo no canal da TV Brasil no YouTube. O presidente começa a falar sobre os jogos a partir de 02 horas, 29 minutos e 29 segundos.

Há jogos de amor?

A problemática em torno da fala do presidente do Brasil está justamente na generalização dos títulos atualmente disponíveis no mercado de jogos. Não há como negar que sim, jogos de tiro como Fortnite, Counter Strike e Garena Free Fire são bastante populares e possuem uma coisa em comum: os adversários precisam ser eliminados com tiros.

É só pegar o jogo da molecada, o meu filho, o filho de cada um de vocês. O meu neto, o neto de cada um de vocês (…) Eu duvido que tenha um moleque de 8, 9, 10,12 anos, que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias.

Presidente Lula sobre jogos de tiro serem famosos

Mas, ao mesmo tempo, existem muitos outros jogos que fazem justamente o contrário. Um bom exemplo é The Last Of Us, que apesar de se passar em um cenário apocalíptico, mostra a demonstração de amor e afeto em todas as suas formas. Outros gêneros, como o de construção, exploração e até mesmo fantasia, provam que, nem sempre, apenas os jogos de tiro estão disponíveis para entretenimento. E sim, também existem jogos focados em educação e desenvolvidos apenas para este propósito.

Cena de the last of us parte 2
Ao contrário do que o presidente Lula diz, existem sim, muitos jogos que mostram amor e carinho (Foto: Reprodução/Naughty Dog)

Outra problemática está no uso de jogos de tiro como bode expiatório para um problema muito maior. Muitos estudos já foram desenvolvidos para analisar a relação de títulos “mais violentos” com ações que acontecem na vida real, e não houve uma confirmação de que o gênero influencia em possíveis ataques. Durante uma pesquisa feita em 2020, especialistas da Associação de Psicologia dos EUA concordaram que, na verdade, fazer esta associação apenas desvia a atenção de outros fatores, como um histórico de violência.

Brasil pode estar passando por “ditadura dos jogos”

No último dia 10 de abril de 2023, o deputado Zé Trovão pediu que os jogos com temática considerada violenta sejam banidos do Brasil. Ele fez a mesma correlação que o presidente Lula: a liberação disso pode influenciar em casos na vida real. No documento enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ele sugere uma suspensão de jogos de tiro no Brasil para investigar uma possível conexão dos casos de ataques nas escolas com os temas de jogos famosos.

Deputado zé trovão discursando contra jogos de tiro
Deputado Zé Trovão pediu para que jogos violentos sejam banidos do Brasil (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Além da suspensão de jogos de tiro no Brasil, ele também cita que seja criada uma comissão de mecanismos de criminalização em casos que jogos violentos sejam encontrados em computadores de terroristas envolvidos em ataques que envolvam mortes. É uma medida semelhante ao que acontece com casos de pedofilia no país.

Também foram recomendadas a criação de regras que fiscalizem e, em casos mais graves, até mesmo proíba a venda de jogos de tiro no Brasil. Títulos como Grand Theft Auto (GTA) não seriam mais permitidos no Brasil.

Cena de gta 5
O problema está nos jogos ou nos problemas ignorados pela sociedade? (Foto: Reprodução/Rockstar Games)

A conexão de jogos violentos com o ataque à creche em Blumenau foi feita devido ao terrorista ter uma conta em um “chat de jogos de tiro”, mas não foram encontradas que conectaram o ataque ao que foi conversado nas conversas. Uma vistoria feita pela Polícia Federal também não encontrou evidências de jogos no celular do autor do massacre.

Cena de call of duty; modern warfare
Não foram encontradas evidências que conectassem jogos de tiro ao caso de Blumenau (Foto: Reprodução/Activision)

A proposta ainda precisa ser despachada para a Câmara dos Deputados para uma possível votação e a implementação chega só em um segundo momento. O que você acha do pronunciamento de Lula e Zé Trovão? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Governo decide manter isenção para compras internacionais

Com informações: TV Brasil l Câmara dos Deputados | Games Industry

Revisado por Glauco Vital em 19/4/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados