Um sistema operacional que parecia esquecido, surpreendentemente voltou a ganhar destaque nesta segunda-feira. A LG comprou os direitos do WebOS da HP. Só que em vez de usá-los em smartphones e tablets, a empresa sul-coreana quer aproveitar o sistema em smart TV’s.
A notícia confirma um boato que surgiu em outubro do ano passado. O acordo entre a HP e a LG para a venda do sistema e das propriedades intelectuais relacionadas foi anunciado durante o Mobile World Congress, em Barcelona.
Com o acordo, a LG passa a ser dona dos códigos de programação, patentes e os sites relacionados com a marca WebOS.
O WebOS foi desenvolvido originalmente pela Palm para uma linha de celulares lançada em 2009. Apesar de elogiados na época, os recursos do sistema não foram suficientes para salvar a empresa que atravessava sérias dificuldades financeiras.
A Palm foi comprada pela HP em abril de 2010 e, com isso, o WebOS passou a ser gerenciado pela tradicional fabricante de computadores. No ano seguinte, a HP lançou o tablet TouchPad, seu primeiro aparelho com WebOS.
O tablet, entretanto, foi um completo fracasso de vendas e ficou apenas 2 meses nas lojas. Depois do fracasso do tablet, a HP cancelou todos os seus investimentos na plataforma. O TouchPad foi o primeiro e último equipamento da HP com WebOS.
Vamos esperar pra saber se a LG conseguirá fazer um bom uso do sistema que já foi muito elogiado mas estava prestes a desaparecer.
Fonte: CNET
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.