O Google está enxergando potencial no uso dispositivos vestíveis (werables) para monitorar a saúde dos usuários. De acordo com uma reportagem do Bloomberg, a companhia está desenvolvendo uma pulseira inteligente que possui sensores para monitorar pacientes em tempo real, mesmo que ele esteja fora do hospital.
O dispositivo é capaz de coletar dados como o ritmo cardíaco, temperatura corporal, exposição à luz, níveis de ruído ambiente, entre outros. Desenvolvida pelo Google X – laboratório de inovação que criou as lentes de contato que medem glicose e os carros autônomos – a pulseira tem como objetivo a realização de testes clínicos.
O Google já oferece funções para o monitoramento da saúde do usuário no sistema Android Wear, mas segundo Andy Conrad, um dos criadores do projeto, os dispositivos vestíveis que estão disponíveis no mercado não são suficientemente rigorosos para fins de pesquisa.
A pulseira é coleta dados com precisão e pode ser utilizada para monitorar os efeitos de determinada droga no organismo do paciente, por exemplo. A expectativa da empresa é que o dispositivo possa ser usada por pessoas saudáveis no futuro, permitindo a prevenção de doenças.
O Google pretende contar com a colaboração de instituições acadêmicas e laboratórios para testar a precisão do acessório e procurar a regulamentação necessária para ser utilizada nos Estados Unidos e na Europa. Os testes estão previstos para o próximo semestre e ainda não há data para lançamento.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.