Google lança plataforma para pmes aumentarem presença digital. Primeiramente liberada para farmácias de pequeno e médio porte, empresa unificou o uso de 7 produtos e terá site grátis, assim como suporte de especialistas

Google lança plataforma para PMEs aumentarem presença digital

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Primeiramente liberada para farmácias de pequeno e médio porte, empresa unificou o uso de 7 produtos e terá site grátis, assim como suporte de especialistas

O Google convidou jornalistas e influenciadores ao Partner Plex, espaço de eventos e experiências para clientes em São Paulo, para apresentar uma novidade que deve ajudar donos de PMEs (pequenas e médias empresa) a desenvolverem anúncios e até mesmo ter acesso a um site grátis e de fácil configuração.

A plataforma Napp, desenvolvida em parceria com a Napp Solutions, será primeiramente testada pelo segmento de farmácias, mas é certo que empresas de outros mercados poderão usar a novidade de forma gratuita até o final de 2024. Confira detalhes.

A importância do Google para as PMEs

Hoje em dia, quando quer saber qual a farmácia mais próxima, você com certeza usa a internet para saber essa informação, certo? E se uma empresa como esta não possui um cadastro no Google Meu Negócio, certamente está literalmente perdendo clientes.

Newton neto, diretor de parcerias do google brasil em evento para apresentação de plataforma napp
Empresa ressaltou importância de ajudar empresas a terem maior presença na internet (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

Pensando em acabar com este problema e ainda oferecer uma plataforma completa, o Google lançou a plataforma Napp, que conta com seis possibilidades de permitir que empreendedores coloquem sua empresa na internet, sem a necessidade de um alto conhecimento em tecnologia. Veja exemplos:

Captura de tela da plataforma napp do google, para aumentar presença digital de pmes
Solução oferece visão completa do negócio (Foto: Divulgação)

A navegação facilitada foi um dos principais pontos ressaltados durante o evento. A empresa ressalta que além de ter um uso facilitado, os donos das PMEs podem solicitar a visita de um técnico da Napp para que o cadastro seja finalizado, no próprio local.

São 396 milhões de conexões por mês entre empresas e clientes, facilitados pelo Google, rendendo 104,5 bilhões de impacto na economia do Brasil em 2021. Hoje existem várias formas de se integrar com o mundo online, e até por isso as empresas têm dificuldade para entender como adaptar seus negócios a essa nova realidade. Por essa razão, o Google criou uma plataforma unificada de integração, a Napp.

Newton Neto, Diretor de Parcerias do Google Brasil

O que é a Napp Solutions

Ativa desde 2014, a Napp Solutions é uma empresa fundada por Luis Fernando Vidigal e Bruno Zenatte, em Leme, interior de São Paulo. Ela dá apoio para outras empresas terem uma ótima presença digital no Google.

Luis fernando vidigal e bruno zenatte, fundadores da napp solutions
Luis Fernando Vidigal e Bruno Zenatte, fundadores da Napp Solutions (Foto: Divulgação)

Os especialistas fazem todo o trabalho de integração, realizando treinamentos e desenvolvimentos de campanhas focadas em fazer com que o sucesso seja alcançado também na internet. Mais de 75 mil pontos de vendas físicos já tiveram seu nome colocado na internet desde a criação da Napp.

Por mais que ajude empresas de diversos segmentos, a Napp possui um foco em ajudar farmácias de pequeno e médio porte por meio de um atendimento personalizado. Além de colocar o nome do empreendimento no Google, os especialistas ajudam estas empresas a venderem em mais de 60 canais automaticamente por meio do cadastro de produtos em marketplaces. E eles também dão apoio para quem deseja realizar venda de remédios e itens de cuidados pessoais no iFood.

Com este conhecimento, foi criada a plataforma apresentada para PMEs que integra serviços do Google em um só lugar. Os especialistas seguirão dando o apoio necessário (virtual ou presencialmente) para que os melhores resultados sejam alcançados.

A ideia é usar a Napp para levar as ferramentas do Google ao varejista físico para o mundo online. Em menos de 1 ano, já são mais de 75 mil negócios digitalizados, 10 milhões de produtos cadastrados e 1.200 ERPs integrados à Napp.

Bruno Zenatte, Co-CEO Napp Solutions

Vantagens e serviços integrados

Como deseja que as pequenas e médias empresas consigam colocar seu nome na internet e também invistam em campanhas para aparecerem em todas as buscas possíveis, foram colocados sete serviços na plataforma. São eles:

  • Campanhas inteligentes: além de uma configuração automatizada, será possível acessar insights e tendências do mercado;
  • Ads: desenvolvimento de campanhas para ser mais visto na internet;
  • Business Messages: bate-papo direto com possíveis clientes;
  • Perfil da empresa: campo com informações da empresa (Meu Negócio);
  • Merchant Center: criação de campanhas simplificadas, com apoio em todas as etapas;
  • Site próprio: após a configuração da página, as PMEs ganharão um site próprio;
  • Relatórios: dados sobre concorrentes e médias dos preços de estabelecimentos próximos.

A plataforma é bastante didática e ajuda no preenchimento de cada informação que manterá o perfil o mais atualizado possível. Foi confirmado que, em apenas cinco cliques, uma campanha para chamar clientes estará no ar.

Captura de tela da plataforma napp do google, para aumentar presença digital de pmes
Será possível responder mensagens, ver avaliações e fazer novas ações (Foto: Divulgação)

As informações captadas para a criação dos desenvolvimentos dos relatórios são anônimas e não contam nem com nome e nem endereço. Elas são mais utilizadas para ajudar os donos a terem uma maior visibilidade na área que atuam para ter um maior lucro. Será possível:

  • Entender as médias de preços da região;
  • Comparar vendas da farmácia em relação ao mercado;
  • Identificar itens mais vendidos para melhorar o mix e o estoque da farmácia;
  • Usar bases de dados e fotos de produtos já prontas (o comerciante não precisa tirar fotos e incluir descrições de produtos).

O exemplo das farmácias

A escolha deste segmento foi feita devido à identificação do potencial de acelerar a digitalização e o uso de novas tecnologias no setor. Um estudo realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp mostrou que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas realizam levantamento manual do registro de medicamentos. 

Captura de tela da plataforma napp do google, para aumentar presença digital de pmes
Produtos também podem ser promovidos um a um (Foto: Divulgação)

O Google sabe que já ajudou milhares de proprietários de empresas dos mais diversos portes. Entretanto, também sabe que, devido ao pouco conhecimento em tecnologia, muitos empresários evitam colocar o nome de sua empresa na internet ou até mesmo não obtêm sucesso devido a uma otimização incorreta.

Como se cadastrar na Napp

Donos de farmácias de pequeno e médio porte interessados em receber as dicas podem acessar a plataforma e começar o cadastro gratuito. Será necessário informar dados pessoais da pessoa que controlará todas as campanhas e ações digitais. Assim que a confirmação de identidade for realizada, o CNPJ, endereço e demais detalhes da empresa também serão solicitados.

Cadastro na plataforma do google para pmes
Cadastro leva menos de 10 minutos para ser finalizado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

As empresas envolvidas no desenvolvimento da novidade devem liberar o uso para donos de empreendimentos de outros segmentos até o final de 2024. O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!

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Lenovo apresenta soluções para PMEs

Revisado por Glauco Vital em 18/5/23.


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