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O Google convidou jornalistas e influenciadores ao Partner Plex, espaço de eventos e experiências para clientes em São Paulo, para apresentar uma novidade que deve ajudar donos de PMEs (pequenas e médias empresa) a desenvolverem anúncios e até mesmo ter acesso a um site grátis e de fácil configuração.
A plataforma Napp, desenvolvida em parceria com a Napp Solutions, será primeiramente testada pelo segmento de farmácias, mas é certo que empresas de outros mercados poderão usar a novidade de forma gratuita até o final de 2024. Confira detalhes.
A importância do Google para as PMEs
Hoje em dia, quando quer saber qual a farmácia mais próxima, você com certeza usa a internet para saber essa informação, certo? E se uma empresa como esta não possui um cadastro no Google Meu Negócio, certamente está literalmente perdendo clientes.
Pensando em acabar com este problema e ainda oferecer uma plataforma completa, o Google lançou a plataforma Napp, que conta com seis possibilidades de permitir que empreendedores coloquem sua empresa na internet, sem a necessidade de um alto conhecimento em tecnologia. Veja exemplos:
A navegação facilitada foi um dos principais pontos ressaltados durante o evento. A empresa ressalta que além de ter um uso facilitado, os donos das PMEs podem solicitar a visita de um técnico da Napp para que o cadastro seja finalizado, no próprio local.
São 396 milhões de conexões por mês entre empresas e clientes, facilitados pelo Google, rendendo 104,5 bilhões de impacto na economia do Brasil em 2021. Hoje existem várias formas de se integrar com o mundo online, e até por isso as empresas têm dificuldade para entender como adaptar seus negócios a essa nova realidade. Por essa razão, o Google criou uma plataforma unificada de integração, a Napp.
Newton Neto, Diretor de Parcerias do Google Brasil
O que é a Napp Solutions
Ativa desde 2014, a Napp Solutions é uma empresa fundada por Luis Fernando Vidigal e Bruno Zenatte, em Leme, interior de São Paulo. Ela dá apoio para outras empresas terem uma ótima presença digital no Google.
Os especialistas fazem todo o trabalho de integração, realizando treinamentos e desenvolvimentos de campanhas focadas em fazer com que o sucesso seja alcançado também na internet. Mais de 75 mil pontos de vendas físicos já tiveram seu nome colocado na internet desde a criação da Napp.
Por mais que ajude empresas de diversos segmentos, a Napp possui um foco em ajudar farmácias de pequeno e médio porte por meio de um atendimento personalizado. Além de colocar o nome do empreendimento no Google, os especialistas ajudam estas empresas a venderem em mais de 60 canais automaticamente por meio do cadastro de produtos em marketplaces. E eles também dão apoio para quem deseja realizar venda de remédios e itens de cuidados pessoais no iFood.
Com este conhecimento, foi criada a plataforma apresentada para PMEs que integra serviços do Google em um só lugar. Os especialistas seguirão dando o apoio necessário (virtual ou presencialmente) para que os melhores resultados sejam alcançados.
A ideia é usar a Napp para levar as ferramentas do Google ao varejista físico para o mundo online. Em menos de 1 ano, já são mais de 75 mil negócios digitalizados, 10 milhões de produtos cadastrados e 1.200 ERPs integrados à Napp.
Bruno Zenatte, Co-CEO Napp Solutions
Vantagens e serviços integrados
Como deseja que as pequenas e médias empresas consigam colocar seu nome na internet e também invistam em campanhas para aparecerem em todas as buscas possíveis, foram colocados sete serviços na plataforma. São eles:
- Campanhas inteligentes: além de uma configuração automatizada, será possível acessar insights e tendências do mercado;
- Ads: desenvolvimento de campanhas para ser mais visto na internet;
- Business Messages: bate-papo direto com possíveis clientes;
- Perfil da empresa: campo com informações da empresa (Meu Negócio);
- Merchant Center: criação de campanhas simplificadas, com apoio em todas as etapas;
- Site próprio: após a configuração da página, as PMEs ganharão um site próprio;
- Relatórios: dados sobre concorrentes e médias dos preços de estabelecimentos próximos.
A plataforma é bastante didática e ajuda no preenchimento de cada informação que manterá o perfil o mais atualizado possível. Foi confirmado que, em apenas cinco cliques, uma campanha para chamar clientes estará no ar.
As informações captadas para a criação dos desenvolvimentos dos relatórios são anônimas e não contam nem com nome e nem endereço. Elas são mais utilizadas para ajudar os donos a terem uma maior visibilidade na área que atuam para ter um maior lucro. Será possível:
- Entender as médias de preços da região;
- Comparar vendas da farmácia em relação ao mercado;
- Identificar itens mais vendidos para melhorar o mix e o estoque da farmácia;
- Usar bases de dados e fotos de produtos já prontas (o comerciante não precisa tirar fotos e incluir descrições de produtos).
O exemplo das farmácias
A escolha deste segmento foi feita devido à identificação do potencial de acelerar a digitalização e o uso de novas tecnologias no setor. Um estudo realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp mostrou que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas realizam levantamento manual do registro de medicamentos.
O Google sabe que já ajudou milhares de proprietários de empresas dos mais diversos portes. Entretanto, também sabe que, devido ao pouco conhecimento em tecnologia, muitos empresários evitam colocar o nome de sua empresa na internet ou até mesmo não obtêm sucesso devido a uma otimização incorreta.
Como se cadastrar na Napp
Donos de farmácias de pequeno e médio porte interessados em receber as dicas podem acessar a plataforma e começar o cadastro gratuito. Será necessário informar dados pessoais da pessoa que controlará todas as campanhas e ações digitais. Assim que a confirmação de identidade for realizada, o CNPJ, endereço e demais detalhes da empresa também serão solicitados.
As empresas envolvidas no desenvolvimento da novidade devem liberar o uso para donos de empreendimentos de outros segmentos até o final de 2024. O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!
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Revisado por Glauco Vital em 18/5/23.
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