Google lança a 1ª prévia do android 14; conheça as novidades

Google lança a 1ª prévia do Android 14; conheça as novidades

Avatar de otávio queiroz
Novidades incluem melhorias na API, com foco em estabilidade e segurança; Android 14 estará disponível inicialmente para a linha Pixel, do Google

O Google acaba de lançar a primeira prévia do sistema operacional móvel Android 14. Disponível apenas para desenvolvedores neste primeiro momento, a nova versão do sistema operacional (SO) móvel já pode ser instalada em dispositivos da própria empresa. O sistema é recheado de pequenas mudanças e traz aperfeiçoamentos para telas dobráveis e introduz opções de segurança e privacidade ainda mais robustas.

Os recursos mais notáveis dessa primeira prévida incluem melhorias na API, oferecendo aos usuários uma experiência mais consistente em todos os dispositivos, além de melhorias na vida útil da bateria e na integridade do sistema. O Google também deu um maior foco nas opções de personalização no Android 14, oferecendo acessibilidade aprimorada e novos recursos de idiomas. Confira, a seguir, todas as novidades do Android 14 presentes na 1ª prévia do SO.

Personalização

Fontes maiores

Google lança a 1ª prévia do android 14; conheça as novidades
No Android 14, será possível aumentar o tamanho das fontes em até 200% (Reprodução/Internet)

Em toda versão, o Google traz novidades no quesito personalização e, desta vez, não foi diferente. Foram implementadas, por exemplo, alterações que darão aos usuários maior controle sobre o conteúdo que estão visualizando e como o visualizam.

E por falar nisso, uma das novidades está diretamente ligada ao tamanho da fonte. Atualmente, no Android 13 ou inferior, se você quiser aumentar o tamanho da fonte para uma melhor leitura, o máximo que poderá aumentá-la é 130% do tamanho padrão. Com o Android 14, essa limitação aumentará para 200%. Além disso, se o texto estiver ficando muito grande, esse texto não aumentará na mesma proporção que o texto menor na tela. Isso garante que tudo seja legível enquanto ajuda os usuários que podem precisar de suporte adicional para ver o que está na tela.

Ainda dentre as novidades mais interessantes estão as melhorias em escalabilidade do Android 14. O Google quer tornar o sistema operacional ainda melhor no suporte para telas maiores (tablets e dobráveis), aprimorando o trabalho já feito no Android 12L e 13. O foco da vez será proporcionar maior facilidade para otimizar aplicativos para diferentes tipos de tela. A ideia é que desenvolvedores não tenham que gastar tanto tempo para adaptar programas para os diferentes formatos atendidos pelo Android.

Idioma por aplicativo

Android 14
O Android 14 também traz ajustes relacionados ao idioma, começando com um melhor suporte para idiomas com gênero, como o português, por exemplo (Reprodução/Internet)

O Android 14 também traz ajustes relacionados ao idioma, começando com um melhor suporte para idiomas com gênero, como o português, por exemplo, por meio da API de inflexão gramatical. Desta forma, palavras dos gêneros feminino, masculino e neutro serão facilmente implementadas a partir de agora.

Outra alteração relacionada ao idioma é que, agora, os desenvolvedores poderão utilizar controles de idioma mais granulares por aplicativo. Isso significa que será mais fácil personalizar a lista de idiomas por região, executar experimentos A/B e fornecer localidades atualizadas se seus aplicativo utilizar pushes de localização do lado do servidor.

Alarmes

O Google também está estreando uma permissão para “agendar alarme exato”, exigindo que todos os aplicativos recém-instalados que não sejam relógios ou calendários solicitem essa permissão aos usuários. A empresa explicou essa adição dizendo que a funcionalidade precisa do alarme pode afetar a duração da bateria e outros recursos.

Privacidade e segurança

Bloqueio de instalação de apps

Google lança a 1ª prévia do android 14; conheça as novidades. Novidades incluem melhorias na api, com foco em estabilidade e segurança; android 14 estará disponível inicialmente para a linha pixel, do google
A partir do Android 14, os usuários não poderão facilmente fazer a instalação de aplicativos Android mais antigos (Reprodução/Internet)

A partir do Android 14, os usuários não poderão facilmente fazer a instalação de aplicativos Android mais antigos. O Google diz que essa mudança visa especificamente aplicativos criados para APIs Android 5.1 Lollipop e anteriores. Esta é uma grande mudança, com o raciocínio do gigante da pesquisa de que o malware geralmente visa níveis de API mais antigos que não aproveitam as proteções de segurança e privacidade mais modernas.

Isso significa que muitos aplicativos que foram abandonados não poderão ser instalados em dispositivos com Android 14. No entanto, a mudança só é válida para dispositivos novos prontos para uso. Caso você possua algum app antigo no seu aparelho e atualize para a nova versão do SO, ele ainda estará disponível até que você o desinstale.

Combate à malware e exploits

O Google também anunciou melhorias para combater malware e exploits através de ajustes no sistema de intents e carregamento dinâmico do código. Com as mudanças, apps direcionados ao Android 14 que usam carregamento de código dinâmico precisarão garantir que os arquivos carregados sejam somente leitura. Apesar de não ser uma mudança vísivel pelo usuário, promete trazer mais segurança no final das contas.

Desempenho e energia

Processamento em segundo plano melhorado

Android 14
Recursos de testes e depuração também serão facilitados no Android 14 e estarão disponíveis nas opções de desenvolvedor (Reprodução/Internet)

O Google está fazendo algumas alterações na forma como o JobScheduler funciona e como os serviços de primeiro plano são projetados. Para começar, os serviços de primeiro plano devem ser reservados apenas para as tarefas de prioridade mais alta voltadas para o usuário, para que o Android possa melhorar o consumo de recursos e a duração da bateria. Também existem novos trabalhos, como tipos de transferência de dados iniciados pelo usuário.

Também haverá um requisito para que os desenvolvedores declarem tipos de serviço em primeiro plano. Esse requisito permite que os desenvolvedores definam claramente a intenção do trabalho em segundo plano, deixando claro quais casos de uso são apropriados para serviços em segundo plano. O Google Play também lançará novas políticas para garantir o uso adequado dessas APIs.

Compatibilidade de apps

À medida que os smartphones mudam, fatores de forma específicos (como dobráveis) apresentam um problema para os desenvolvedores. Afinal de contas, saber onde está o recorte da câmera e outras particularidades que variam de dispositivo para dispositivo podem, no final das contas, alterar a experiência do usuário positivamente ou negativamente.

Para além disso, o Google também revelou o suporte ao OpenJDK 17, o que permitirá habilitar totalmente os recursos do Java 17 nas próximas prévias do desenvolvedor. Recursos de testes e depuração também serão facilitados no Android 14 e estarão disponíveis nas opções de desenvolvedor.

Lançamento do Android 14 e dispositivos compatíveis

Lançamento do android 14 e dispositivos compatíveis
De acordo com o calendário de desenvolvimento divulgado pelo Google, a disponibilidade do Android 14 para os desenvolvedores vai acontecer até março (Reprodução/Internet)

De acordo com o calendário de desenvolvimento divulgado pelo Google, a disponibilidade do Android 14 para os desenvolvedores vai acontecer até março. Entre março e abril, a empresa deverá liberar as primeiras versões beta para usuários testarem.

Já entre junho e julho é esperado que o software atinja a sua estabilidade, com o lançamento final previsto para acontecer entre os meses de julho e agosto. Vale lembrar que o Android 13 foi lançado oficialmente em agosto de 2022.

No momento, o Android 14 pode ser instalado nos seguintes dispositivos:

  • Pixel 4a 5G;
  • Pixel 5
  • Pixel 5a;
  • Pixel 6;
  • Pixel 6 Pro;
  • Pixel 6a;
  • Pixel 7;
  • Pixel 7 Pro.

Veja também:

Google aumenta presença de IA na Busca, Mapas e Tradutor. Novidades visam melhorar dia a dia de diversos usuários por meio de IA na Busca, Mapas e mais aplicativos.

Fontes: PCMag, XDA Developers.

Revisado por Glauco


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados