Índice
A loja virtual Submarino é hoje uma das grandes marcas líderes de vendas online, atingindo diversos setores e agregando variados produtos em um formato de eCommerce que já existe há mais de 20 anos. A questão se o Submarino é confiável vem ganhando cada vez mais atenção, tanto devido ao caso recente das Lojas Americanas, que pertencem ao mesmo grupo, quanto ao grande número de lojas online que também atuam em seu Marketplace. Foi pensando nisso que preparamos este artigo, com a finalidade de tirar algumas dúvidas sobre a empresa, revelar sua segurança e fornecer dicas para efetuar compras.
História
Criada em 1999, o Submarino iniciou no ramo de vendas online a partir da compra da Booknet, a primeira livraria virtual lançada no Brasil em 1996 e que viria a se tornar uma febre por agregar em sua loja online 12 mil títulos, entre marcas de 35 editoras brasileiras e 9 dos Estados Unidos e Europa. Nessa época, o Submarino ainda atendia pelo nome de projeto TBL S.A., mas logo depois veio a ganhar o nome que conhecemos, sendo considerada a maior loja online brasileira de venda de livros, brinquedos e CDs.
O grande sucesso do Submarino se deve, principalmente, à oferta e divulgação de lançamentos que a marca agregava, além de toda a infraestrutura do site, que utilizava a mais moderna tecnologia em parceria com a Microsoft. Seguindo o legado de sucesso, a empresa passou a oferecer os mais diversos tipos de produtos, em 17 categorias, com enfoque sempre especial aos livros e produtos geek, que formavam a sua primeira investida.
Em 2006, a empresa se uniu à Americanas, e, posteriormente, à Shoptime, para formar a B2W digital, uma marca líder no segmento de varejo online do mercado brasileiro, contando com mais de 17 milhões de clientes ativos e 2 bilhões de visitas anuais. Sucesso no Brasil inteiro, o Submarino atuou também na Espanha, Argentina e México por um breve momento, mas, em abril de 2000, passou a concentrar esforços exclusivamente no Brasil em função das novas diretrizes da Nasdaq, uma das bolsas de valores dos EUA. Todavia, foi no ano de 2013 que o Submarino deu um passo à frente, lançando o B2W Marketplace.
A palavra Marketplace pode ser entendida como um grande espaço online onde diversas lojas menores podem oferecer seus produtos. Fazendo uma analogia, ela pode ser tratada como um “shopping center” em que diversas lojas de varejo oferecem seus produtos com seus preços e promoções, mas sem sair do ambiente principal da loja central maior. Este esquema de eCommerce visa ampliar a base de produtos e acessos de uma empresa marketplace, como o Submarino, e torna mais visível vendedores menores que queiram ofertar seus produtos através da plataforma.
A B2W Marketplace configura como de responsabilidade da loja parceira a preparação do pedido e a troca ou cancelamento do produto. Também mantém um sistema filtrado de cadastro de novos parceiros, com uma página contendo diversas cláusulas que uma loja deve cumprir, sob o risco de ser descadastrada da lista de vendedores do site, além de poder sofrer processos penais. A B2W é a principal responsável pela administração das vendas e condições de pagamento no site.
Reputação
Vamos agora analisar a situação do Submarino nos principais sites de reputação do país, iniciando com o Reclame Aqui, principal site sobre reclamações de empresas no Brasil. Nele, o Submarino possui uma reputação considerada ótima, com nota 8.1 no primeiro semestre de 2023, respondendo a mais de 99% das reclamações, resolvendo mais de 84% dos problemas. Isto pode ser considerado um valor alto, visto a quantidade de mensagens que surgem em menos de 1 hora e que atendem ao país inteiro. Já o Submarino Marketplaces possui uma página à parte, mas com um ranking bem parecido, com uma diferença mínima na nota geral, que é 8.0.
Já na página do Ebit, empresa que mede a importância das lojas online no Brasil, o Submarino possui a medalha com classificação Ouro, pelo site, significando que a loja online possui boas entregas no prazo e de retorno dos clientes para compras futuras. Nela, o Submarino possui 94% de entregas no prazo e 92% de intenção dos clientes a voltarem a fazer compras, além de 48% de aceitação para indicar a loja online a amigos.
Cuidados
Muitas das lojas que trabalham com o Submarino podem obter um desempenho que foge do ideal, como entrega de produtos usados, quebrados ou mesmo que não são como o descrito. Por isso, separamos alguns dos principais cuidados que devem ser tomados ao comprar um produto no Submarino e em suas lojas parceiras que trabalham na plataforma através do serviço de Marketplace.
Localize o vendedor
Uma das primeiras coisas que temos que fazer ao realizar uma compra no Submarino é verificar se trata-se de uma venda ofertada pelo Submarino ou por uma empresa parceira. Esta informação pode ser verificada próximo ao preço e frete do produto, abaixo dos botões Comprar e Comprar com Ame, no site, e acima do preço, no App.
Pesquise perfil e descrição
Ao constatar o nome do vendedor na página da venda, é possível visualizar um resumo de sua descrição. Lembrando que a compra e a entrega é mediada pelo Submarino, garantindo sua efetividade. Aqui pode caber também uma pesquisa fora do Submarino, em sites e redes sociais, visto que muitas das lojas também possuem um site ou página própria com informações de endereço, maiores detalhes de produtos e comentários dos clientes.
Observe bem o anúncio
Leia atentamente o anúncio e suas fotos. A descrição de um item pode ser conferida minuciosamente para caso ocorra um imprevisto e você precise reclamar posteriormente sobre uma compra que realizou. Vale observar se o produto é novo ou usado, sua origem, tempo de entrega e se o vendedor emite nota fiscal.
Compare preços e tipos de frete
Abaixo das informações do lojista parceiro para determinado item, há um link para outras ofertas deste mesmo produto, que apresentará uma espécie de comparativo de preço em diversas lojas. Cabe especial atenção ao frete, visto que muitas lojas podem não fornecer disponibilidade para entrega em sua região.
Faça compras no ambiente Submarino
Desfrute de toda a facilidade que o ambiente do marketplace pode oferecer e jamais aceite pagamentos que sejam feitos fora do ambiente Submarino, incluindo o link para o Ame fornecido dentro da página de venda. O Submarino jamais envia boletos por anexo via e-mail ou solicita depósitos para serem pagos a terceiros.
Atente-se a e-mails falsos
O Submarino utiliza apenas e-mails com domínio submarino.com ou submarino.com.br, portanto, caso receba e-mails alegando serem da loja, fique atento para não clicar em links perigosos ou fornecer informações pessoais que possam lhe comprometer. O canal de dúvidas via WhatsApp é uma conta comercial verificada, portanto, fique atento também a essas informações.
Crie senhas fortes
Por último, mas não menos importante, é a necessidade de criar senhas que não sejam fáceis de descobrir ou que são comumente utilizadas em outros sites ou serviços pelo cliente. O Submarino recomenda também manter o computador e antivírus sempre atualizados para evitar possíveis fraudes.
Então, o Submarino é confiável?
Diante de todos os cuidados expostos que devem ser tomados, e atentando-se a uma reputação que faz jus a uma marca confiável, é possível confiar no Submarino para suas compras online. Caso tenha problema com alguma compra, acesse o canal de atendimento da empresa, pelo telefone 4003-5544, pesquisando pelas dúvidas na página de Atendimento, de informações sobre Trocas e devoluções, ou mesmo acessando Mais informações > Dúvidas para saber mais sobre as políticas do site.
Se nenhuma das vias oficiais do Submarino não consiga resolver o seu problema, ainda é possível utilizar o site Reclame Aqui do Submarino ou do Submarino Marketplace, para deixar seus comentários e pedidos de solução de problemas e ter uma resposta em um prazo médio entre 2 a 4 dias, aproximadamente.
Veja também:
Saiba também se o Mercado Livre é seguro.
Fontes: B2W Marketplace [1], [2], [3], [4] e [5], Reclame Aqui [1] e [2], Ebit, Submarino, Americanas Marketplace
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.