Índice
A Sky News britânica pretende ajudar os telespectadores a reconhecer mais facilmente as figuras presentes no Casamento Real. O programa usará uma inteligência artificial para reconhecimento facial durante a cobertura do evento que acontece no próximo dia 19 de Maio, no Castelo de Windsor.
Cada vez mais a popularidade dessa “nata” da sociedade envolvida com a família real se torna mais “desconhecida”. Isso se deve a vários fatores, entre eles, a auxência dessas figuras na cultura popular do ocidente. A ideia da Sky News é usar a tecnologia de reconhecimento facial para tornar a cobertura do evento mais interativa.
Informações em tempo real
Quem assistir o Casamento Real do Príncipe Harry e Meghan Markle em 19 de maio terá uma surpresa. Isso porque, quando os convidados estiverem entrando para o evento, algumas informações básicas deles aparecerão na transmissão.
A ideia lembra bastante o que muitos filmes futuristas e até games como Watch Dogs, da Ubisoft representam. Assim que uma figura popular aparecer na tela, seu nome e informações básicas como ocupação e até idade aparecerão na tela para os telespectadores.
Como funciona?
O software de reconhecimento facial é alimentado pelo Rekognition da Amazon. Esse recurso é uma inteligência artificial de Machine Learning se baseia em dados em nuvem que são passíveis de serem detectados. Com isso, o programa rastreia, detecta e analisa os rostos.
Além de criativo, usar o reconhecimento facial por inteligência artificial é ainda mais barato do que pagar recursos humanos para isso. Além de evitar a parafernalha que acaba se tornando os repórteres abordando as pessoas apenas para perguntarem quem são ou de onde vieram.
Assim, além de ser uma estratégia otimizada para os telespectadores, é mais barata. Entretanto, para além desses fatores “lucrativos”, é uma abordagem bem menos invasiva para uma cerimônia que não é exatamente pública.
Existem problemas legais?
Sim, existem riscos legais ao se utilizar este tipo de tecnologia de reconhecimento facial em uma cobertura de imprensa. Isso porque, no caso do Casamento Real, remove a escolha das pessoas em aparecer ou não nas câmeras. Muitos convidados podem acabar não sendo informados sobre o tipo de cobertura, por exemplo.
De acordo com o Verge e o blog Futurism, nem a empresa responsável pela tecnologia nem a Sky News se manifestaram sobre esses temas ainda. Não se sabe nem se a Sky News chegou a pensar nesse risco.
Fonte: Futurism
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.