O tradicional chip SIM deverá desaparecer em breve. Apple, Samsung e diversas outras empresas estão trabalhando com a GSMA – associação que controla o sistema de telefonia GSM usada pela maioria das operadoras no mundo – no desenvolvimento e implementação um novo padrão para os chips.
Segundo o Financial Times, esse novo padrão será chamado de e-SIM (embedded SIM), ou chip SIM incorporado em tradução livre. Diferentemente do padrão atual, esses chips não poderão ser trocados, já que irão ficar presos no aparelho. Os consumidores terão a possibilidade de trocar de operadora sem precisar comprar um novo chip; tudo seria feito através de uma interface no dispositivo.
O e-SIM deve começar a aparecer em 2016, mas a expansão da novidade pode demorar um pouco para se concretizar. No entanto, diversas operadoras apoiam o projeto, incluindo: AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone, o que pode potencializar o crescimento.
A Apple também deve servir como impulsora do e-SIM, a empresa vê esse padrão como o ideal há algum tempo. No ano passado, eles anunciaram o seu próprio cartão SIM para o iPad Air 2, que permitia a troca de operadoras enquanto você estivesse viajando, sem precisar removê-lo do tablet.
Os impactos da mudança envolvem a evolução do hardware dos dispositivos, que podem ficar mais finos e também um aumento considerável na segurança. Além disso, os consumidores terão muito mais facilidade na hora de fazer a portabilidade do número.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.