A Prefeitura de São Paulo oferece há tempos o canal de atendimento 156 para atender a chamados de cidadãos da capital. Mas, quando a conexão de dados já se torna mais importante do que ligações de voz, nada melhor que um aplicativo para a tarefa. O app SP156 leva os serviços da central telefônica para o celular, e permite agilizar ainda mais o contato com a gestão municipal em caso de problemas.
O programa para smartphone oferece um meio simples de solicitar serviços da Prefeitura, como varrimento de vias, reparo em lâmpadas da iluminação pública e guincho de carros estacionados em locais proibidos. Além disso, é possível alertar o governo do município sobre pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas e reclamar de barulho excessivo em obras perto da sua casa. São ao todo 18 categorias de chamados, cada uma com vários tipos para escolher.
Ao registrar a ocorrência, é preciso informar a localização exata no mapa, além de enviar uma foto tirada com a câmera do celular. Em alguns casos, o usuário deve ainda descrever o problema encontrado para agilizar a tomada de decisão da Prefeitura – isso quer dizer que, nem sempre, seu pedido será atendido.
Download
O aplicativo estreou há pouco tempo e coleciona algumas reclamações na loja oficial do Android. Segundo relatos de usuários, nem sempre o app permite o login ou envia a reclamação finalizada. De qualquer forma, quanto mais pessoas usarem e apontarem os erros, melhor o app fica com o tempo. Uma nova gestão vem aí, então é importante aproveitar a oportunidade e cobrar desde já por soluções dos problemas da cidade.
O app SP156 está disponível por enquanto somente para Android, com download gratuito. Em breve, a Prefeitura promete lançar versões para iOS e Windows 10 Mobile.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.