Em 2005 fui convidado para participar de um seminário sobre terrorismo na Árabia Saudita. Ao embarcar em um vôo doméstico no país do Oriente Médio, fiquei intrigado com a tela de entretenimento do avião. De tempos em tempos, uma seta branca surgia no display apontando uma direção. Como ninguém falava inglês ao meu lado, fiquei curioso pra saber qual a função daquela seta.
Durante o vôo, ao andar pela aeronave em direção ao banheiro, percebi que o avião tinha uma configuração diferente. No lugar das últimas poltronas no fundo, havia um espaço livre onde funciona uma espécie de sala de oração. Lá, um monitor novamente com a seta branca apontando em uma direção.
Na hora de desembarcar em Jedá perguntei a uma aeromoça do que se tratava. Ela me explicou que a seta apontava a direção de Meca para que os muçulmanos pudessem se orientar durante o vôo já que a tradição diz que os islâmicos devem fazer as orações voltados para a cidade sagrada.
Como este sistema não funciona nas companhias aéreas ocidentais, rezar quando se está a 10.000 metros de altitude é o problema de milhões de muçulmanos. Mas um aplicativo para iPhone e iPad promete resolver o problema de quem precisar rezar voltado para Meca durante o vôo.
Uma vez registrados os detalhes do voo, o aplicativo envia um alerta com o horário das cinco orações diárias e a direção de Meca.
O aplicativo, chamado “Crescent Trips” (“Viagens da Crescente”, em referência à luz crescente islâmica), será oferecido gratuitamente por alguns meses por uma empresa de Cingapura especializada em viagens para muçulmanos, anunciou o diretor geral da companhia, Fazal Bahardeen.
“O viajante muçulmano representa provavelmente hoje em dia o mercado menos explorado de toda a indústria do turismo”, afirmou o diretor operacional da Crescentrating, Dany Bolduc.
O mercado turístico muçulmano tem uma taxa de crescimento superior a outros segmentos. Deve alcançar 192 bilhões de dólares por ano até 2020, contra 126 bilhões em 2011, segundo um estudo do ano passado da Crescentrating e da DinarStandard, uma empresa americana.
Ficou curioso e quer experimentar? O aplicativo já pode ser baixado na App Store!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.