Em uma coletiva de imprensa realizada hoje (13) em São Paulo, o banco Itaú anunciou o iti, um aplicativo de pagamentos digitais via QR Code, transferências bancárias para correntistas ou não do Itaú. Futuramente, a plataforma oferecerá serviços financeiros como cartão de crédito e seguros, recomendação de lojas e restaurantes que o utilizam.
“O iti é pra todo mundo, não tem fila de espera, não tem necessidade nem de ter conta em banco. Se quiser ter conta no Itaú, ótimo, se quiser ter conta em outro banco, tudo bem também”.
Marcio Schettini diretor-geral de Varejo do Itaú
Bom para quem compra
O funcionamento é o seguinte: você chega na barraca de dogão, por exemplo, abre o app e fotografa um QR Code, coloca o valor do lanche e o dinheiro da sua conta iti é debitado instantaneamente para a conta do vendedor. Simples e fácil.
As vantagens para quem compra são óbvias. Sem tarifas, cadastro por selfie, sem precisar enviar documentos, pagamento (ou transferência) imediato, e o melhor: é acessível para qualquer pessoa com ou sem conta no Itaú.
Você pode colocar dinheiro no app de três formas: transferindo da sua conta no banco, cadastrando um cartão de crédito ou pagando um boleto. Até o final de 2019 não haverá tarifas para saques feitos no iti. Os saques também poderão ser feitos em bancos 24 horas.
Bom para quem vende
Para quem recebe, a grande vantagem é não ter mensalidade, permitir saques ilimitadas, não possuir limite do cartão para transferências. A taxa para cada pagamento recebido é de 1%, bem menor que a oferecida por redes de cartão de crédito ou maquininhas de pagamento, que demoram no mínimo dois dias para depositar o valor pago na conta do vendedor.
“O iti é uma substituição do dinheiro para quem atualmente não tem ou não pode ter uma conta em banco. O aplicativo é aberto, 90% da população brasileira vai poder usar, mas ele será muito útil para pequenos lojistas. Nossa ideia é que o usuário navegue no app sem gastar seu plano de dados”.
Livia Chanes, diretora e uma das idealizadoras do iti
Atualmente, o app está em fase de testes, mas é compatível para dispositivos com Android e iOS, e deve ser lançado a partir de setembro deste ano. Quem estiver interessado a experimentar o beta, entretanto, pode se cadastrar no site.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.