Índice
O GitHub Universe 2023, evento para a comunidade de desenvolvedores da plataforma que ocorre em São Francisco (EUA), trouxe a consolidação da inteligência artificial como parte integrante e fundamental no desenvolvimento de software. No Brasil, o GitHub Enterprise está presente em diversas organizações como o Itaú Unibanco, onde teve papel de destaque na implantação do Pix. Em conversa com Gabriel Galeazzi, Especialista de Tecnologia do Itaú, vamos saber mais sobre como o desenvolvimento de software ganhou velocidade e agilidade com o GitHub.
GitHub foi primordial na implementação do Pix
Anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020 e lançado em novembro do mesmo ano, o Pix revolucionou o sistema de pagamentos brasileiro ao permitir pagamentos e transferências de valores diretamente de contas correntes e carteiras digitais, a qualquer momento do dia, em qualquer dia da semana. E para poder operar de forma adequada, confiável e segura, foi preciso que as instituições financeiras implementassem a solução em seus canais digitais.
É indiscutível o quanto o Pix mudou a agenda do Brasil. A gente conversa até aqui nos Estados Unidos, e eles não têm hoje uma solução como a nossa de transferência rápida, e o GitHub foi primordial na implementação do Pix.
Gabriel Galeazzi, Especialista de Tecnologia do Itaú Unibanco
Galeazzi afirma que o Pix é um dos principais serviços dentro do banco, e quando foi lançado para o público ainda não havia sido adotado o GitHub. Sua implementação no desenvolvimento de software em 2021 foi decisiva para trazer a disponibilidade e confiabilidade do sistema de pagamentos. O GitHub permite entregar softwares e features mais rápido para os clientes do banco, acelerando e muito o desenvolvimento do sistema de pagamentos. “Antes de ter o GitHub a gente conseguia entregar software de maneira ágil, mas [após a implementação ficar] 60% mais rápido foi chave pro Pix chegar no que chegou hoje”.
Copilot permite entregas mais rápidas
O GitHub Copilot, com os recursos anunciados no evento deste ano, transformou o repositório em uma plataforma de IA para desenvolvedores. Disponível para os desenvolvedores individuais e corporativos, a inteligência artificial também faz parte da aceleração na criação de softwares e features no Itaú.
Segundo Gabriel, pesquisas internas apontam que o Itaú é o banco que consegue entregar software de maneira mais rápida, e ele credita isso ao fato de ser um dos maiores clientes do GitHub no Brasil que faz uso do Copilot, tanto em número de usuários quanto linhas de código. A adoção de tecnologias em cloud permitem automações no processo de desenvolvimento que também contribuem para redução do time to market de softwares e features para os clientes do banco.
Para garantir a entrega de software, construção de software e garantir que o software está com qualidade e está com segurança, ele roda no GitHub.
Sobre o uso do GitHub Copilot na organização
Arquitetura de DevOps unificada com o GitHub Enterprise
Instituições financeiras possuem grande dependência da tecnologia para suas operações, e a inclusão de novos produtos e sistemas ao longo do tempo desenvolvidos em diferentes plataformas dificulta a integração entre eles, gerando um débito técnico. Dando um passo para o desenvolvimento mais ágil de software, o Itaú Unibanco implementou o GitHub Enterprise em 2021, permitindo que a empresa estivesse em par de igualdade com seus concorrentes e melhorando o fluxo de trabalho de seus 17 mil desenvolvedores.
Muita coisa mudou de quando a gente usava doze ferramentas para usar apenas uma. Ter doze ferramentas no nosso portfólio era uma dor de cabeça, a gente precisava ensinar nossos desenvolvedores a mexer em todas elas, e mantinha nosso education sempre muito ocupado.
Gabriel Galeazzi, sobre o uso do GitHub Enterprise como ferramenta unificada de desenvolvimento.
A mudança para o GitHub permitiu que o tempo de implantação reduzisse de uma forma impressionante: de uma hora para menos de dez minutos. Com o Enterprise hospedado na nuvem, o banco pôde direcionar seus funcionários para atividades que geram mais valor para a companhia, uma vez que simplificou o processo de segurança e confiabilidade no desenvolvimento.
Ter uma plataforma só economiza horas dos nossos engenheiros no dia a dia, faz com que a vida deles seja muito mais fácil. Temos um mindset no banco que diz: engenheiro feliz, nosso business vai correr melhor.
Sobre a economia de tempo promovida pelo GitHub Enterprise
A intenção do time de desenvolvimento do Itaú Unibanco é ter todos os sistemas rodando na plataforma mais modernizada possível, e a equipe já teve sucesso em modernizar mais da metade. Para o cliente, o reflexo deste trabalho vem principalmente na segurança, de forma que internamente é possível identificar vulnerabilidades antes que cheguem ao usuários dos aplicativos e sistemas do banco.
Segundo Galeazzi, a qualidade das entregas aumentou exponencialmente com o uso do GitHub Copilot, e com isso cada vez menos o cliente vai sentir indisponibilidades. Outro ponto relevante é a velocidade, pois quanto mais rápido as features puderem ser implementadas nos aplicativos do banco, mais opções de produtos e serviços estarão à disposição do cliente, e cada vez mais em um único aplicativo.
Ninguém quer ficar usando três, quatro, cinco aplicativos. Todo mundo quer ter um só, com a mesma senha, com todas as funcionalidades lá. É justamente nisso que o GitHub dá o requirement para a gente conseguir chegar lá.
Sobre como o GitHub ajuda a simplificar a experiência do cliente
Profissional do futuro deve ser cada vez mais completo
O Itaú Unibanco teve outro ganho colateral com a implementação do GitHub: novos profissionais que já conhecem a plataforma dispensam a necessidade de um processo de onboarding mais demorado para ensinar cada uma das ferramentas que existiam antigamente no banco. Ao trabalharem com o GitHub, a integração dos novos funcionários na empresa acaba sendo mais simples.
O que faz sentido hoje, daqui um ano pode ser que não faça mais sentido, pode ser algo muito mais inovador, que vai trazer key results que vão mudar a vida no nosso cliente. Então estar sempre aberto a novidades, eu acho que é um diferencial do profissional de tecnologia.
Sobre o profissional estar sempre atualizado.
Questionado sobre as competências do profissional do futuro, Galeazzi destaca que este deve ser um profissional cada vez mais completo e atualizado: “a gente precisa ter tecnologia na veia”. Temas relacionados como IA, computação em nuvem, automação, segurança, qualidade, tudo deve ser atualizado sempre, pois muita coisa muda de um ano para o outro.
Se interessou pelo assunto? Conheça o case sobre a parceria do Itaú Unibanco com o GitHub, com mais detalhes sobre esta transformação.
O Showmetech viajou a São Francisco (EUA) a convite do GitHub.
Veja também
GitHub Copilot se torna uma plataforma de IA para desenvolvedores
Brasil é a 4ª maior comunidade de desenvolvedores do GitHub
Com informações de: GitHub
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (13/11/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.