Índice
Quem tentou abrir o aplicativo do banco Itaú hoje (07), viu que o aplicativo da instituição financeira estava fora do ar. Acontecendo justamente no quinto dia útil, o Downdetector apontou que o app do Itaú caiu por volta das 8h, com aumento volumoso de queixas sobre a funcionalidade do aplicativo. Veja mais:
Downdetector
O aplicativo utilizado para verificar falhas em aplicativos e sites, em geral, é o Downdetector. Ele consegue fornecer diagnósticos atualizados sobre serviços online diversos, como e-mails, redes sociais e bancos. Ao acessar o site, ele já fornece o status de cada site que está monitorando, informando se está recebendo acessos ou não. Mas também é possível clicar na barra de busca para poder observar se o app ou site está fora do ar.
Ao acessar o site, como você viu na primeira imagem, podemos ver o logo do Itaú e verificar a situação de uso de suas aplicações. No momento de edição desta matéria o site apontava para problemas recorrentes, mostrando opções de queixas de falha em alguns recursos e opções: login no app, operações bancárias, Pix, entre outras.
Porém, o gráfico de instabilidade aponta para uma queda no número de problemas reportados (no site, é possível passar o cursor ou, se você acessar pelo celular, clicar em cima de algum ponto no gráfico para ver a quantidade de problemas registrados hora a hora).
Google Trends
Ter algum problema hoje em dia é respondido logo com “dá um Google”. Dessa forma, diversas pesquisas com a mesma sequência de palavras são feitas: no caso do Itaú, não é diferente. Por isso, você pode ir à página do Google Trends e tentar pesquisar por algum tipo de pesquisa recorrente, como “Itaú com problema”, “app do Itaú caiu” ou “Bug do Itaú”.
Como resultado, a plataforma de tendências mostra se há aumento no volume de buscas sobre esses termos e você consegue saber se as pessoas estão à procura de resolver o problema. No momento da edição deste texto, o site mostrava o termo “Itaú” já na sua parte inicial, bastando apenas clicar em “Explorar” para dar início à pesquisa.
O que o Itaú falou sobre o uso do aplicativo?
No momento, o Itaú emitiu nota oficial sobre os problemas relatados e disse que está verificando como reestabelecer o serviço. A resolução será feita de forma gradual e o banco indica que o uso das opções disponíveis no app do Itaú seja feita após o reestabelecimento do serviço. Quanto à causa, a instituição informou que houve problemas internos, que levaram às falhas: dessa forma, o banco se desculpou com seus clientes
Há quase um ano, o aplicativo do banco também esteve com problemas de disponibilidade. Em 30 de setembro de 2022, por exemplo, o app dizia a seguinte mensagem aos usuários: “erro inesperado”. No mesmo dia, às 11h da manhã, o Itaú chegou a publicar que tinha resolvido os problemas em seus canais digitais, mesmo recebendo constantes reclamações nas redes sociais.
Dicas gerais
Seja usando o app do Itaú ou outras soluções digitais, podemos nos deparar com problemas de instabilidade em diferentes momentos. Caso você note que alguns recursos não estão abrindo na mesma velocidade de sempre e não sabe o que está acontecendo, vale a pena seguir as dicas a seguir para lidar com essas falhas. Confira:
- Verifique sua conexão com a internet: certifique-se de que sua rede é ideal para abrir o app. Problemas na conexão tem chances de diminuir a estabilidade do aplicativo do banco;
- Reinicie o aplicativo: feche completamente o aplicativo do banco e abra-o de novo. Fazendo isso, talvez seja possível que ele funcione, já que pode ser só uma instabilidade temporária, causada por falha de conexão com servidores que operam para o funcionamento do aplicativo do Itaú;
- Verifique se o aplicativo está atualizado: confirme se você já baixou a versão mais recente do app do Itaú. Atualizações frequentes ajudam a corrigir bugs e evitar instabilidades;
- Reinicie seu dispositivo: Se o problema persistir, é hora de desligar e ligar o aparelho novamente. Problemas de cache e/ou com arquivos temporários do sistema podem atrapalhar o funcionamento do aplicativo;
- Verifique as notificações do app do Itaú: em casos de instabilidades ou interrupções, é possível que o Itaú já tenha mandado alguma mensagem avisando sobre o status de seu serviço, indicando se está fora do ar ou não. Ver o site do banco ou seus perfis oficias em redes sociais também ajuda a confirmar essa informação;
- Contate o suporte do Itaú: Se nenhuma das etapas anteriores der certo para voltar a usar o aplicativo, fale com o atendimento do banco. O setor responsável do Itaú pode dar mais orientações apropriadas para o seu caso.
O que listamos aqui são apenas orientações gerais. Problemas persistentes e outros tipos de falha no acesso podem ser resolvidos com mais cuidado pelo suporte oficial. Ou seja: tente contar, sempre que possível, com a assistência técnica especializada do aplicativo.
Você usa o aplicativo do banco? Fala pra gente nos comentários como você está lidando com o problema!
Veja também:
Fonte: Downdetector | Google Trends | Metrópoles
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (07/08/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.