Presente no Whatsapp desde o ano passado, o recurso que permite enviar e receber aquivos passou a suportar mais formatos e tamanhos na atualização de ontem (05). Até então, a funcionalidade transferia apenas um número limitado de formatos, era possível trocar documentos do Word e arquivos PDF, mas nada muito além disso.
Segundo a nota lançada ontem pela empresa, o update reconhece arquivos csv, ppt, pptx, rtf, txt, xls, xlsx, doc, docx e pdf, porém, esses últimos três já eram compatíveis desde o início da função. Além disso, diversos usuários relataram que é possível enviar arquivos de quaisquer outros formatos, até mesmo os pacotes de instalação dos aplicativos Android, por exemplo – eles têm o formato ‘APK‘.
Além dos novos formatos, o Whatsapp passou a suportar arquivos maiores também: a partir de agora, é possível transferir conteúdos de até 100MB, o que, nas palavras da própria empresa, reduzirá e muito a compressão de vídeos e fotos trocadas no aplicativo. Em nossos testes, a versão do mensageiro para navegadores, o Whatsapp Web, também suportou o envio de arquivos APK e dos novos formatos.
Quando irei receber?
Diferentemente da opção que tornaria possível cancelar o envio de mensagens não lidas, e que descobrimos se tratar de um erro, este novo recurso já está funcional para grande parte dos usuários, independente do sistema operacional utilizado. Ao que parece, não é necessário esperar uma próxima versão do aplicativo, basta estar com ele atualizado e a opção para enviar documentos passará a reconhecer outros formatos automaticamente.
Para trocar arquivos via Whatsapp, abra a conversa com o destinatário em questão, pressione o pequeno clipe de papel na parte inferior da tela, selecione o tipo de arquivo que deseja trocar e, na janela que se abrirá em seguida, navegue para encontrar o arquivo desejado. É possível marcar mais de um arquivo para ser enviado.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.