TOEM é um jogo adorável desenvolvido pelo estúdio sueco Something We Made, cujo objetivo é explorar um mundo fantástico em que a fotografia é um instrumento de ajuda para diversos problemas. Você está no papel de uma criancinha prestes a embarcar em uma aventura em busca do misterioso Toem, que irá levá-la a conhecer vários novos amigos e, é claro, tirar muitas fotos.
A princípio, a aventura que se passa num mundo totalmente em preto e branco parece ser algo de cunho mais infantil, ainda mais pela simplicidade da jogabilidade e dos traços sutis do mundo e de seus habitantes, mas TOEM vai muito além, oferecendo uma experiência de jogo simplesmente deliciosa e o mais importante, despretensiosa.
No jogo, como você já pode adivinhar, seu principal poder é o de tirar fotografias. Levando uma câmera digital consigo, é possível capturar imagens de praticamente tudo ao seu redor e de você mesmo, se você estiver afim de tirar uma selfie. Praticamente tudo no mundo do jogo reage às suas fotografias e, muitas vezes, ele chega a mudar graças à sua influência.
A grande pegada de TOEM é ajudar as pessoas que habitam seu fantástico mundo, e ao resolver seus problemas, que variam bastante, mas nunca são muito complicados, você ganha um novo carimbo em seu álbum. Ao chegar a um certo número, é possível trocar esses prêmios por um passe de ônibus que irá levá-lo para um local novo a ser explorado.
Há quatro localidades para jogar em TOEM, cada uma com sua lista de atividades para ser completada. O jogo não chega a ser muito longo por causa disso, geralmente um punhado de horas, dependendo de quão rápido você é capaz de descobrir a solução das missões dadas pelos habitantes.
Mas a grande graça de TOEM não é simplesmente completar todos os pedidos feitos pelos seus amigos no decorrer das viagens, mas sim a viagem em si e o que você acaba capturando com sua câmera. Há uma quantidade assustadora de objetos, animais, lugares e pessoas a serem “colecionadas” em todo o jogo, mas nada disso chega a ser algo obrigatório a se fazer, pois desde o início TOEM o solta em seu mundo, dando meras dicas do que você pode fazer.
Isso não significa que este é um daqueles jogos de mundo aberto em que você tem que encontrar a sua própria diversão, meramente que ele o deixa parar e admirar ao invés de mandá-lo pra lá e pra cá como de costume. E é por isso que o TOEM é tão especial. Se em qualquer momento da aventura você simplesmente decidir que quer encher seu álbum de fotos de árvores, você pode e deve.
Por isso, é fácil recomendar TOEM para todo tipo de jogador, ou até não-jogadores. Ele é algo único dentre os tradicionais games em que tudo é medido e planejado friamente para entregar uma experiência de jogo conforme os desenvolvedores a criaram. Claro, há um caminho a se trilhar para sim, chegar em uma tela final e ver os créditos, mas há toda uma vibe que em nenhum momento o coloca nessa trilha se você não quiser.
TOEM é um jogo especial por isso, ao trazer um mundo incrivelmente cativante a ser explorado, cheio de pessoas com problemas simples de serem resolvidos, cheias de charme, bem como a temática da aventura por si só. Este é do tipo de game que pode ser aproveitado ao seu ritmo, e por isso ele é tão único, mesmo não parecendo ser logo de cara.
Tendo em vista que TOEM recentemente passou a fazer parte do catálogo do Xbox Game Pass, não há razão para não o experimentar caso você seja um assinante do serviço. O pior que pode acontecer é você não gostar de seu contexto de jogo mais livre no papel, mas dê uma chance a esta fofíssima aventura e deixe-se surpreender com o que TOEM tem a oferecer.
Fique por dentro do mundo dos videogames com a gente, aqui no Showmetech! Não deixe de conferir Amnesia: The Bunker, jogo mais recente da franquia.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (24/07/23)
TOEM
TOEM-
Apresentação100/100 Excelente
-
Jogabilidade90/100 Incrível
-
Diversão95/100 Excelente
-
Longevidade75/100 Ótimo
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.