Hoje, dia 15 de dezembro, inicia na cidade de Recife, o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil.
Seguindo a tendência vista em cidades como Paris, Berlim e Londres, o sistema conhecido como CarSharing (do Inglês – compartilhamento de carros) começa a fase inicial de testes. No momento, apenas 20 pessoas, previamente selecionadas, poderão utilizar os veículos que ficarão em três estações na cidade.
Os veículos são carros 100% elétricos compactos fabricados pela empresa chinesa Zhidou, com autonomia para rodar até 100 Km e capacidade para levar até 2 pessoas. Os carros são monitorados, e assim como os pontos, mantém uma conexão direta com a central de comando onde a movimentação é controlada.
A iniciativa é uma alternativa, já testada e bem sucedida em outras cidades, em busca pela sustentabilidade e pelo desafogamento do trânsito nas grandes cidades. O carsharing é um modelo de aluguel de veículos em que o cliente aluga o carro pela quantidade de horas utilizadas, ou seja, específico para o uso rápido. Para isso, o cliente faz um contrato a longo prazo com a empresa de carsharing, que lhe permite utilizar os carros da empresa sem intervenção de um agente da empresa. O principal objetivo desse serviço é reduzir o uso excessivo do carro, reduzindo a emissão de dióxido de carbono através do compartilhamento dos veículos, que ficam espalhados por vários pontos na cidade.
Quem quiser utilizar o carro elétrico pela primeira vez, terá que fazer o cadastro pessoalmente no escritório do Porto Digital para receber instruções e assinar um termo de responsabilidade, para eventuais cobranças por danos ou multas. Em seguida, será necessário baixar o aplicativo Porto Leve, que vai permitir a retirada do veículo nas estações.
“Se o motorista da reserva optar em oferecer carona para um usuário também cadastrado no sistema, o valor será dividido pelos dois”, informa a empresa. Segundo ela, o compartilhamento de rota será possível porque, antes da retirada do carro, o usuário informará em qual estação devolverá o automóvel. O próprio sistema, gerenciado pela Serttel, verificará se há outra pessoa interessada na rota.
Para usar o carro elétrico será necessário fazer um plano mensal no valor de R$ 30, a ser debitado no cartão de crédito. Além desse valor, o usuário paga uma taxa de R$ 20 por uma corrida de 30 minutos. Caso o motorista ultrapasse esse tempo, será cobrado R$ 0,75 por minuto.
A cada mês o serviço será aberto a mais 20 pessoas e já em março de 2015, mais três novas estações serão inauguradas.
O sistema de empréstimos é parte do projeto do parque tecnológico Porto Digital e seu funcionamento será semelhante ao implantado para as bicicletas, popular em várias capitais do Brasil.
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