Uma pesquisa realizada pela SellCell revelou a lealdade dos usuários de celulares iOS e Android nos Estados Unidos. O teste de lealdade contou com a participação de 5.000 proprietários de smartphones das marcas Apple, Google, LG, Motorola e Samsung.
A pesquisa concluiu que 91,9% dos entrevistados que são donos de iPhone se mostraram fiéis à fabricante e pretendem continuar dando preferência para a marca quando forem trocar de aparelho. Em relação a pesquisa realizada em 2019, a Apple teve um aumento de fidelidade de 1,4%.
Por outro lado, as chances dos consumidores da Samsung continuarem comprando dispositivos da marca caiu 11,7%, em comparação a última pesquisa. Apenas 74% dos proprietários Samsung Galaxy escolheriam outro smartphone da fabricante sul-coreana ao trocar de aparelho.
Mas para o Google, dono do sistema operacional Android, o resultado foi ainda pior. A lealdade dos usuários de celulares Pixel despencou. Em 2019, a fidelidade dos consumidores da marca era de 84%. Atualmente, somente 65,2% dos proprietários Google Pixel planejam continuar comprando o smartphone no futuro.
Por fim, os consumidores da LG e Motorola foram os mais desleais. Somente 37% e 29% dos donos de aparelhos das fabricantes, respectivamente, continuariam fiéis às marcas. Ainda, segundo o SellCell, os smartphones mais vendidos são o iPhone 12, com 17% de usuários. O iPhone 12, inclusive, foi o celular 5G mais vendido do mundo, duas semanas depois do seu lançamento. Já os donos do iPhone 12 Pro Max representam 12% e do Galaxy S21 11% dos entrevistados.
Queda de lealdade dos usuários de celulares envolve preocupação com privacidade
De acordo com a SellCell, a queda de lealdade dos usuários de celulares está relacionada à privacidade. Cerca de 31,5% dos entrevistados se mostraram preocupados tanto com a privacidade, quanto com o rastreamento de dados e estariam dispostos a trocar de marca por essa razão.
Um dos motivos para o aumento da lealdade dos usuários de celulares Apple pode ser a mudança na política de privacidade da companhia. A novidade permite verificar quais dados pessoais são coletados pelos aplicativos instalados nos dispositivos da maçã. As atualizações do iOS 14 também possibilitam gerenciar o rastreamento de dados.
Com a nova política de privacidade, a Apple acabou chamando a atenção dos consumidores que estão preocupados em proteger dados pessoais. O que pode ter contribuído para o desempenho da marca, segundo a SellCell. Os participantes da pesquisa também apontaram que outros motivos que contribuem para a troca de marcas são tecnologia, sobretudo, qualidade da tela, câmera e capacidade da bateria, design e sistema operacional.
Pelo menos 46% dos usuários Apple trocariam o iPhone por um dispositivo da Samsung e 35% para o Google Pixel. Entre os donos de celulares Samsung, 52,9% afirmaram que mudariam para Apple e 24% para o Google.
Fonte: PCMag; SellCell; ZDNet; Gizmochina
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.