Os clientes da TIM que usam o DDD 11 sofreram nesta terça-feira para utilizar os serviços de telefonia e internet. Cerca de 15% dos clientes foram afetados pelo duplo rompimento de um cabo de fibra ótica no bairro de Vila Mariana, zona sul da cidade. A interrupção afetou também a rede de telefonia fixa da Intelig, controlada pela TIM.
O problema, que começou por volta das 9h, foi regularizado às 14h20, segundo nota da operadora. Entretanto, o fato não passou despercebido pelo Procon-SP, que cobrou explicações da TIM. Em uma notificação, o órgão divulgou que quer esclarecimentos sobre as falhas na rede.
A empresa terá que explicar os motivos das falhas, quais foram os serviços afetados, o número de consumidores prejudicados e providências adotadas para a compensação dos usuários.
Se ficarem comprovadas irregularidades, a empresa deverá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor, inclusive autuada.
Direitos do consumidor:
De acordo com o Procon-SP, a partir de 30 minutos de interrupção do serviço, o consumidor tem o direito ao abatimento proporcional do valor da assinatura (1 dia de interrupção = 1 dia de desconto). Se o problema atingir, no mínimo 10% da base de clientes, a operadora (de telefonia fixa ou móvel) deve fazer ampla divulgação sobre o ocorrido.
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