Em um evento hoje em Nova York, a Microsoft anunciou a nova versão de seu híbrido de tablet e laptop, o Surface Pro 3. Com o novo modelo, a empresa pretende endereçar os problemas enfrentados por usuários do Surface Pro 2.
Entre as principais diferenças em relação ao modelo anterior estão a tela de 12 polegadas com resolução 2160 x 1,440, o kickstand com ajuste flexível até 150º, além de menor espessura (9,1 mm) e peso (800g) . A Microsoft afirma tratar-se do “mais fino dispositivo Intel Core já fabricado”.
O botão Iniciar foi movido da borda inferior para a lateral direita do aparelho à la iPad e a proporção da tela, que antes era de 16:9 agora é 2:3 – o que pode torná-lo menos estranho para uso em modo retrato.
O novo Surface Pro será vendido em configurações variadas, abrangendo processadores Intel Core i3, i5 e i7, memória RAM de 4 GB ou 8 GB e armazenamento SSD de 64 GB ou 512 GB. Todos os modelos contam com entradas USB 3.0, microSD e mini DisplayPort. A duração da bateria é estimada pela fabricante em 9 horas.
Apesar dos processadores Intel, o Surface Pro 3 não possui ventoinhas. A dissipação de calor é feita através de pequenas aberturas na lateral do aparelho. O material usado na fabricação segue sendo magnésio, presente desde o primeiro modelo, e o sistema operacional é – logicamente – o Windows 8.1.
Para justificar a nomenclatura Pro, foram feitas demonstrações do Office 2013, softwares de arquitetura, recursos multitarefa e até uma nova versão do Photoshop, adaptada para dispositivos Windows com telas touchscreen, que será lançada em breve – tudo rodando no novo Surface.
Entre os acessórios, a Microsoft revelou a nova Surface Pro Type Cover, agora mais larga para se adaptar ao tamanho da tela de 12″. Segundo a empresa, o trackpad, classificado pela maioria da mídia de tecnologia como “inutilizável”, está maior e foi totalmente redesenhado. A Type Cover agora também se adapta ao posicionamento do kickstand para melhorar o uso do aparelho no colo.
Outro acessório interessante apresentado pela empresa foi uma stylus, chamada de Surface Pen. A nova caneta possui um botão que pode ser integrado a aplicativos para executar ações pré-definidas, por exemplo, abrir uma nova nota no OneNote, disparar a câmera do aparelho e salvar uma página do navegador.
Durante o evento a Microsoft não poupou comparações com o MacBook Air, principal alvo do novo Surface Pro, especialmente em relação à processamento, tamanho e peso. Segundo a companhia, usuários constantemente ficam em dúvida entre adquirir um tablet ou um notebook – e muitos acabam comprando ambos. A linha Surface tenta se posicionar como alternativa a ambos desde 2012, mas as vendas baixas sinalizam que a estratégia ainda não ressoou com os consumidores.
O Surface Pro 3 custará a partir de $ 799 com Intel Core i3 e terá a pré-venda iniciada amanhã nos EUA e Canadá. Novos mercados devem receber o aparelho a partir de agosto, mas o Brasil não está incluído na lista.
Fonte: Surface Blog
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.