Índice
Você já se imaginou visitando a região de Chernobyl, local onde aconteceu o maior acidente no nuclear já registrado na história do planeta? Pois saiba que isso é completamente possível apenas utilizando o Google Maps. Por meio do serviço de mapeamento do site de buscas, os usuários podem perambular e conhecer os principais reatores do local, assim como uma série de detalhes da cidade que teve de ser evacuada às pressas e está abandonada desde 1986.
Claro, existe a possibilidade de abrir uma solicitação junto ao Governo da Ucrânia – país onde fica localizada a região do acidente – e enfrentar todo um processo burocrático para conseguir visitar Chernobyl pessoalmente. No entanto, se você é daqueles que prefere evitar dor de cabeça com papelada e preza pela praticidade no dia a dia, com certeza é melhor consultar o Google Maps e conhecer o lugar pelo tour virtual que a ferramenta oferece aos seus usuários.
Como fazer o tour da usina de Chernobyl
Passo 1: acesse o aplicativo Google Maps pelo seu navegador ou no seu celular Android ou iPhone
Passo 2: no campo de pesquisa, digite “Usina de Chernobyl, Pripyat, Oblast de Kiev, Ucrânia” para localizar a área desejada;
Passo 3: Selecione o modo “visualização por satélite” para abrir a exploração 360º até mesmo no interior do local;
Passo 4: Clicando nos pontos, você poderá entrar na área do reator de Chernobyl, com diversas imagens do seu ambiente interno;
Passo 5: Navegue entre os pontos de interesse, inclusive dentro da usina onde tudo aconteceu, até ficar satisfeito e fechar o app.
Conheça o interior da usina onde aconteceu o acidente
Com toda a certeza, visitar a cidade e a região que está abandona há décadas é uma experiência e tanto. Contudo, vale muito a pena ressaltar que agora é possível navegar pelo interior da usina onde aconteceu o acidente de Chernobyl.
Utilizando o “Google Street View”, a ferramenta disponível dentro do Google Maps, os usuários podem fazer um tuor e conhecer de perto, com imagens alta definição, o cenário onde ocorreu uma das maiores tragédias já registradas na história da humanidade e encontrar imagens como as abaixo:
Chernobyl: o acidente nuclear
A data era 26 de abril de 1996. Jamais esquecida, afinal, foi o dia em que o mundo testemunho o maior acidente no nuclear da sua história. Uma explosão seguida de incêndio na usina Chernobyl, na Ucrânia – na época ainda parte da finada União Soviética -, provocou uma catástrofe sem precedentes em toda a era. Imediatamente após o estouro, uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera da URSS, e em boa parte da Europa também.
Em um espaço de tempo que durou poucos dias, a cidade de Prípiat, que foi fundada em 1970, teve de ser totalmente evacuada. Não teve escapatória! Pessoas, animais e plantas foram expostos à radiação liberada pelo vazamento da usina e faleceram logo em seguida, ou já nas semanas seguintes ao acontecido. Não havia tempo para assimilar o que estava acontecendo, nem mesmo para se despedir dos entes queridos.
Contudo, os acontecimentos foram tão graves quanto a postura tomada por governantes e gestores soviéticos da época. Em suma, os até então líderes de todo aquele povo desesperado e com medo se esquivaram da verdade sobre o acontecido e ainda expuseram trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os serviços de reparo da usina. Durante todo este cenário de caos, poucos sabiam o tamanho desastre que estava à sua frente. Hoje já não existem mais moradores na região de Chernobyl.
Veja também:
Existe risco em Chernobyl com a invasão da Rússia?
Fontes: Google Maps, livro “Vozes de Tchernóbil” escrito pela Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch
Revisado por Glauco Vital em 18/3/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.