Índice
- Visão geral dos novos iPhone 16
- O que mudou
- Top 10 melhores câmeras
- Huawei Pura 70 Ultra – 163 pontos
- Google Pixel 9 Pro XL – 158 pontos
- Honor Magic6 Pro – 158 pontos
- iPhone 16 Pro Max – 157 pontos
- Huawei Mate 60 Pro+ – 157 pontos
- Oppo Find X7 Ultra – 157 pontos
- Huawei P60 Pro – 156 pontos
- iPhone 15 Pro Max – 154 pontos
- iPhone 15 Pro – 154 pontos
- Google Pixel 9 – 154 pontos
- Descubra mais sobre Showmetech
Lançado ainda neste mês de setembro de 2024, o iPhone 16 Pro Max está em evidência. A câmera, um dos aspectos mais observados por muitos usuários, passou por testes criteriosos pelo DXOMARK (empresa reconhecida mundialmente por suas avaliações de qualidade de imagem), que colocou o aparelho em 4º lugar entre os 10 melhores atualmente. A seguir vamos ver o que mudou na câmera do iPhone 16 Pro Max e também a lista completa dos smartphones com as melhores câmeras atuais.
Visão geral dos novos iPhone 16
Conforme testado e avaliado pelo DXOMARK, o novo iPhone 16 Pro Max obteve um desempenho impressionante em testes de câmeras, posicionando-se entre os melhores smartphones para captura de imagens. O aparelho se destacou especialmente no modo de vídeo, superando seus concorrentes, incluindo o Samsung Galaxy S24 Ultra (que curiosamente não encontra-se no top 10 atual da DXOMARK), tanto em gravações quanto em fotografias.
Apesar de o hardware da câmera principal ter sofrido poucas alterações em relação ao modelo anterior (linha do iPhone 15), a Apple conseguiu aprimorar diversos aspectos da qualidade de imagem e do desempenho geral da câmera. O destaque fica para o modo de vídeo, em que o iPhone 16 Pro Max conquistou o topo dos rankings, com resultados que surpreenderam em 4K e taxa de quadros variável de 120 fps.
A novidade inclui também uma variedade de modos Pro que permitem personalizações avançadas, recursos indisponíveis em aparelhos concorrentes. No modo de foto, melhorias no processamento de imagens e nas opções de edição trouxeram um desempenho de cor mais refinado, especialmente nas configurações padrão. Embora o ritmo de inovação nas câmeras tenha desacelerado em relação a anos anteriores e à concorrência, o iPhone 16 Pro Max também aparece com novas funcionalidades voltadas para o usuário, como os estilos fotográficos Undertones e Mood, que oferecem mais versatilidade criativa.
Apesar de tudo isso, o desempenho de zoom do novo modelo não apresentou avanços relevantes. A câmera ultra-angular de 48 MP não demonstrou grandes melhorias em comparação com o modelo anterior, e a qualidade das imagens ainda sofre com falta de consistência na faixa de zoom telefoto, especialmente entre 2x e 5x, onde a perda de detalhes é perceptível.
O que mudou
iPhone 16 Pro Max
O iPhone 16 Pro Max apresenta algumas melhorias em relação à câmera principal quando comparado ao iPhone 15 Pro Max — mesmo ambos contando com 48 MP. A câmera ultrawide, por exemplo, foi aprimorada com um sensor maior, passando de 0.7µm para 1.4µm, o que significa que a captura de luz é mais eficiente, resultando em imagens mais nítidas e detalhadas, especialmente em condições de baixa luminosidade. O tamanho do sensor também foi aumentado, passando de 1/3.06″ para 1/2.55″, contribuindo ainda mais para a qualidade da imagem.
O iPhone 16 Pro Max apresenta uma qualidade de vídeo acima da média em 4K, com destaque para precisão de cores, controle de ruído e estabilização. Ele inclui novos recursos para fins profissionais, como modos ProRes e gravação em 4K/120fps. No entanto, o modo de alta taxa de quadros pode gerar mais ruído em condições de pouca luz.
A câmera de selfie do iPhone 16 Pro Max, embora mantenha as mesmas especificações de resolução e abertura do iPhone 15 Pro Max (24 MP), apresenta algumas otimizações que podem resultar em um desempenho aprimorado. Apesar disso, o modelo mais recente conta com melhorias em processamento de imagem, resultando em selfies mais claras e detalhadas.
O suporte para Dolby Vision HDR e 3D audio continua no 16 Pro Max, permitindo uma experiência de gravação de vídeo mais rica. Ambas as versões permitem gravação de vídeo em 4K, mas a continuidade e aprimoramento nas capacidades de estabilização de imagem e qualidade de vídeo geral tornam o 16 Pro Max uma opção atraente para quem valoriza a qualidade em conteúdo de vídeo e fotos de perfil.
iPhone 16 Pro
Já entre o iPhone 15 Pro e o iPhone 16 Pro, podemos começar falando que a câmera principal do iPhone 15 Pro apresenta uma lente larga de 48 MP com abertura f/1.8, que proporciona imagens nítidas e bem iluminadas. No iPhone 16 Pro essa configuração foi mantida, mas com aprimoramentos no processamento de imagem, resultando em melhor desempenho em condições de baixa luminosidade e maior faixa dinâmica nas fotos.
Outro destaque está na câmera telefoto. O iPhone 15 Pro conta com uma lente de 12 MP e zoom óptico de 3x, enquanto o iPhone 16 Pro apresenta uma lente telefoto de 12 MP com um zoom óptico de 5x, com melhorias significativas na estabilização de imagem e na captura de detalhes, o que torna as imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes. Além disso ambas as versões possuem um scanner TOF 3D LiDAR para profundidade, que aprimora o foco e a medição de distância, mas o iPhone 16 Pro se beneficia de um processador mais avançado que otimiza essa funcionalidade.
Quanto à câmera frontal, ambas as versões têm uma lente de 12 MP, mas o iPhone 16 Pro apresenta melhorias na qualidade do vídeo, mantendo a gravação em 4K com a mesma taxa de quadros do iPhone 15 Pro, mas com um processamento de imagem melhorado. Isso resulta em vídeos mais fluidos e com melhor definição, especialmente em condições de luz variável. O suporte para áudio espacial na gravação de vídeos também foi melhorado, proporcionando uma experiência de gravação mais imersiva.
iPhone 16 e iPhone 16 Plus
Os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus oferecem uma boa experiência de câmera, embora com recursos menos avançados que as versões Pro. Eles também se beneficiam do aprimorado Smart HDR, que melhora a reprodução de cores e o contraste em diferentes condições de iluminação.
Uma diferença que consta na câmera dos modelos 16 e 16 Plus e não tem nos modelos 15 e 15 Plus é o Dual Pixel PDAF (Phase Detection Auto Focus), uma tecnologia que melhora a aplicação do autofoco durante as fotos e vídeos.
Apesar desses modelos manterem as opções de captura de 48 MP e 24 MP dos iPhones 15 e 15 Plus, esses aparelhos não são voltados para fotógrafos profissionais. Eles oferecem um equilíbrio entre desempenho e acessibilidade, com uma qualidade de imagem aprimorada nas versões mais recentes — principalmente devido ao processador atual.
Top 10 melhores câmeras
Além do iPhone 16 Pro Max, que está em 4º lugar, vamos conferir os 10 smartphones que contam com as melhores câmeras atualmente, em ordem crescente, de acordo com o DXOMARK:
Huawei Pura 70 Ultra – 163 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 50 MP de 1″, lente de abertura f/1.6-4.0, DualPD AF, Sensor-shift OIS;
- Ultra grande angular: lente de 40 MP, abertura f/2.2, QuadPD AF;
- Telefoto: 50 MP, lente de abertura f/2.1, QuadPD AF, OIS.
Em primeiro lugar temos o Huawei Pura 70 Ultra, considerado o smartphone com a melhor câmera atual. Sua versatilidade é um de seus principais trunfos, sendo adequado para todas as situações de captura de imagens, seja em ambientes externos, internos ou em condições de pouca luz. O desempenho da câmera é consistentemente excelente em áreas cruciais, como exposição, cor e foco automático.
Uma das características que mais impressiona é a experiência de zoom, considerada a melhor da categoria, proporcionando resultados excepcionais em todas as faixas de zoom. O foco automático é rápido e preciso, combinado com uma abertura variável que permite tirar retratos de alta qualidade, desde uma única pessoa até grupos, garantindo que o momento seja capturado de forma adequada.
Além disso, o efeito de desfoque é natural e suave, com uma isolação precisa do que está em foco na imgem. As performances em close-up e macro também são notáveis, resultando em imagens nítidas e detalhadas. Por outro lado, a experiência de gravação de vídeos pode ser um pouco inconsistente, com instabilidades e perda de detalhes de imagem, especialmente em condições de pouca luz. Apesar desse ponto negativo, o Huawei Pura 70 Ultra continua a ser uma opção de destaque para aqueles que buscam qualidade superior em fotografia móvel.
Google Pixel 9 Pro XL – 158 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 50 MP 1/1,31″, lente com abertura f/1,68, campo de visão de 82°, OctaPD, OIS
- Ultra grande angular: sensor de 48 MP, sensor de 1/2,55 ″, lente de abertura f/1,7, campo de visão de 123°, Quad PDAF
- Telefoto: sensor de 48 MP, sensor de 1/2,55″, lente de abertura f/2,8, campo de visão de 22°, Quad PD, zoom óptico de 5x
Considerado um dispositivo extremamente versátil, o Google Pixel 9 Pro XL é capaz de produzir imagens e vídeos de excelente qualidade em diversas condições de filmagem. Um dos principais avanços é o novo pipeline de imagens HDR, que proporciona um aspecto mais realista às fotos, com exposição otimizada, mapeamento de tons preciso e nitidez aprimorada em cenas cotidianas.
A qualidade das cores, os tons de pele precisos e a ampla faixa dinâmica se destacam, resultando em fotos impressionantes, tanto de retratos quanto de paisagens. O sistema de foco automático é rápido, garantindo que os pontos principais permaneçam em foco, enquanto os detalhes são bem mantidos em fotos tiradas com telezoom de longo alcance. A estabilização de vídeo é eficaz, proporcionando imagens suaves, e os testadores notaram poucos artefatos, tanto nas fotos quanto nos vídeos.
Como um smartphone impulsionado por inteligência artificial, o Google Pixel 9 Pro XL incorpora uma ampla variedade de recursos avançados, tornando-o um dos dispositivos mais sofisticados do mercado. Sua funcionalidade Video Boost oferece uma experiência cinematográfica, com estabilização aprimorada, quase nenhum ruído visível e uma renderização de cores excepcional.
O recurso Super Res Zoom Video também permite um zoom de alta qualidade de até 20x sem perda de detalhes. Assim, a qualidade da imagem é aprimorada por ferramentas de IA, garantindo uma renderização agradável e realista.
Honor Magic6 Pro – 158 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 50 MP 1/1,28″, equivalente a 24mm, abertura variável automática f/1.4-f/2.0, AF, OIS
- Ultra grande angular: sensor de 50 MP 1/2,88 ″, lente com abertura f / 2,0 equivalente a 13 mm, AF
- Telefoto: sensor de 180 MP 1/1,4 ″, lente de abertura f / 2,6 equivalente a 68 mm, AF, OIS
O Honor Magic6 Pro apresentou um desempenho excepcional nos testes de câmera, superando dispositivos renomados como Huawei Mate 60 Pro+, Oppo Find X7 Ultra e Apple iPhone 15 Pro Max. O modelo se destacou em praticamente todas as áreas de teste, sem apresentar fraquezas significativas, e mostrou uma melhora notável em relação ao seu antecessor, o Magic5 Pro.
Nos testes fotográficos, o Magic6 Pro empatou com o Huawei Mate 60 Pro+ em pontuação, devido a cores vibrantes, excelente faixa dinâmica e bom contraste em rostos, mesmo em cenas com iluminação difícil. Em relação ao zoom, o Honor Magic6 Pro também se destacou, alcançando a melhor pontuação até agora nesse aspecto. O desempenho foi especialmente bom na câmera ultra-angular e no zoom em vídeo, com o módulo ultra-angular de 13 mm apresentando uma exposição e cores muito boas.
Embora a câmera telefoto de 68 mm não tenha se igualado aos melhores, conseguiu capturar detalhes satisfatórios, mesmo a longas distâncias. Nos resultados de vídeo, especialmente em modo HDR padrão, o Honor teve um bom desempenho em renderização de cores, com transições suaves em condições de iluminação variadas.
iPhone 16 Pro Max – 157 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 48 MP, pixels quádruplos, lente com abertura f / 1,78 equivalente a 24 mm, Dual Pixel AF, OIS;
- Ultra grande angular: sensor de 48 MP, lente com abertura f / 2.2 equivalente a 13 mm, Dual Pixel AF;
- Telefoto: sensor de 12 MP, lente com abertura f/2.8 equivalente a 120 mm, Dual Pixel AF.
Apesar de já termos falado sobre o mais novo smartphone premium da Apple, vamos conferir um resumo sobre seu desempenho no DXOMARK. O iPhone 16 Pro Max, seguindo a tradição de seus antecessores, teve um excelente desempenho nos testes de câmera, obtendo uma pontuação que o coloca entre os melhores smartphones para fotografia.
Ele se destacou principalmente no modo de vídeo, superando todos os outros dispositivos móveis testados, incluindo seu principal concorrente, o Samsung Galaxy S24 Ultra, tanto em vídeo quanto em fotografia. Embora o hardware da câmera principal tenha permanecido em grande parte inalterado em relação ao modelo anterior, a Apple implementou melhorias na qualidade de imagem e no desempenho da câmera, especialmente em gravações em 4K com taxa de quadros variável de 60 fps.
Em termos de fotografia, a câmera se beneficiou de um processamento aprimorado e novas opções de edição, resultando em uma melhor performance de cores nas configurações padrão. Testadores observaram que não houve melhorias na textura da nova câmera ultra-angular de 48 MP em comparação ao modelo 15 Pro Max, e a consistência da qualidade de imagem no intervalo de zoom telefoto ainda é uma preocupação, com uma queda perceptível nos detalhes entre os ajustes de 2x e 5x.
Huawei Mate 60 Pro+ – 157 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: lente de 48 MP, equivalente a 24 mm com abertura f/1.4 – f/4.0 (ajustável automaticamente), AF, OIS
- Ultra grande angular: lente de 40 MP, equivalente a 13 mm com abertura f / 2.2, AF
- Telefoto: lente de abertura f/3.0 equivalente a 48 MP e 90 mm com OIS, AF
O Mate 60 Pro+ é o mais recente smartphone topo de linha da Huawei. Ele conta com hardware de imagem aprimorado e a expertise em software de imagem da Huawei. O dispositivo se destacou em fotografias, apresentando excelentes resultados em todas as situações, com uma combinação perceptível entre retenção de detalhes e redução de ruído, exposição precisa, ampla faixa dinâmica e renderização de cores agradáveis.
Nos testes, a câmera ultra-angular se destacou como a melhor já testada, apresentando grandes detalhes e baixo ruído, enquanto os resultados da câmera telefoto em média distância também foram excelentes. No modo de vídeo HDR, o Mate 60 Pro+ ofereceu estabilização de imagem de alta qualidade e resultados satisfatórios na maioria dos testes.
No entanto, ainda há espaço para melhorias em atributos de qualidade de vídeo, como textura e ruído, em comparação com os melhores dispositivos de vídeo da categoria. É importante notar que as fotos são capturadas em um formato HDR proprietário da Huawei, que não é amplamente compatível com outros dispositivos Android, limitando a visualização das capacidades HDR das imagens em alguns smartphones e tablets da própria Huawei.
Oppo Find X7 Ultra – 157 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 50 MP de 1 ″, lente de abertura f / 1.8 equivalente a 23 mm, AF, OIS
- Ultra grande angular: sensor de 50 MP 1/1,95 ″, lente de abertura f / 2 equivalente a 14 mm, AF
- Telefoto 1: sensor de 50 MP 1 / 1,56 ″, lente de abertura f / 2,6 equivalente a 65 mm, AF, OIS
- Telefoto 2: sensor de 50 MP 1 / 2,51 ″, lente de abertura f / 4,3 equivalente a 135 mm, AF, OIS
Chegando na metade do ranking, o Oppo Find X7 Ultra obteve resultados ótimos nos testes de câmera. O dispositivo se destacou em todas as áreas de teste, especialmente na captura de retratos, oferecendo cores naturais e precisas, além de altos níveis de detalhe em todas as condições de iluminação.
Com hardware avançado, o Find X7 Ultra possui sensores de imagem de alta resolução de 50 MP em todos os seus quatro módulos de câmera. A câmera principal é equipada com um grande sensor de 1″, capaz de captar uma quantidade significativa de luz, resultando em imagens naturais, ricas em detalhes e com baixo ruído.
O sistema de zoom telefoto conta com duas câmeras periscópicas, proporcionando alta definição ao ampliar entre 3x e 6x, independentemente das condições de luz. As imagens em modo retrato apresentaram excelente isolamento do sujeito e renderização de cores, graças ao uso do módulo telefoto de 3x. Embora o Find X7 Ultra não utilize um formato HDR em vídeo, confiando em um formato SDR de 8 bits, a qualidade do vídeo ainda foi muito boa, com exposição precisa do sujeito e ampla faixa dinâmica.
Huawei P60 Pro – 156 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor RYYB de 48 MP, lente física autoajustável equivalente a 24,5 mm com abertura f/1.4 – f/4.0, AF, OIS
- Ultra grande angular: sensor de 13 MP, lente com abertura f / 2.2 equivalente a 13 mm, AF
- Telefoto: sensor de 48 MP, lente com abertura f / 2.1 equivalente a 90 mm, AF, distância mínima de foco de 10 cm
O Huawei P60 Pro está dentro do top 10 devido à sua qualidade de imagem superior em fotografias e em várias configurações de zoom. No vídeo, o Huawei apresentou melhorias significativas em relação aos seus antecessores, especialmente em estabilização, renderização de cores e texturas, aproximando-se do desempenho do Oppo Find X6 Pro e do Apple iPhone 14 Pro.
Os resultados do P60 Pro são atribuídos tanto ao hardware quanto ao software de imagem. Embora não seja o primeiro smartphone a apresentar uma abertura variável, ele se destaca por oferecer uma faixa de abertura de f/1.4 a f/4 em um sensor grande. A abertura é ajustada automaticamente com base nas condições de luz e no conteúdo da cena.
Por exemplo, em ambientes com pouca luz, as imagens são capturadas com a abertura máxima; ao fotografar retratos em grupo, a abertura é reduzida para aumentar a profundidade de campo e garantir boa nitidez em todos os sujeitos. Os testes mostraram resultados muito bons em atributos de qualidade de imagem, com cores precisas e agradáveis na maioria das condições, foco rápido e preciso, e um bom equilíbrio entre textura e ruído.
Embora a câmera telefoto do P60 Pro não possua o maior sensor na categoria premium, sua abertura rápida de f/2.1 permite capturar mais luz do que alguns concorrentes com sensores maiores. A textura nas fotos com zoom telefoto é otimizada por meio de soluções de fusão de imagem que combinam informações capturadas pelas câmeras principal e telefoto, resultando em imagens de alta qualidade em diversas condições de luz e tipos de cena.
iPhone 15 Pro Max – 154 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 48 MP, pixels quádruplos de 2,44 µm, lente com abertura f / 1,78 equivalente a 24 mm, Dual Pixel AF, OIS
- Ultra grande angular: sensor de 12 MP, lente com abertura f / 2.2 equivalente a 13 mm, Dual Pixel AF
- Telefoto: sensor de 12 MP, pixels de 1,12 µm, lente com abertura f / 2,8 equivalente a 120 mm, Dual Pixel AF
Com outro modelo no top 10 da DXOMARK, o iPhone 15 Pro Max ainda se mostra um smartphone com ótimo conjunto de câmeras — uma vez que ele é semelhante ao atual 16 Pro Max. Seu desempenho se destacou em termos de exposição, proporcionando bons resultados em fotos e vídeos em diversas condições de iluminação.
O iPhone 15 Pro Max se sobressai especialmente na fotografia e videografia de retratos, capturando detalhes intrincados e renderizando tons de pele. Embora as especificações da câmera possam não parecer tão avançadas em comparação com alguns concorrentes da época, os engenheiros da Apple conseguiram implementar melhorias significativas, principalmente levando em consideração seu processador.
O sensor de imagem Quad-Bayer, semelhante ao utilizado no iPhone 14 Pro e Pro Max, aprimora a qualidade das imagens e permite um zoom suave de 2x. Uma lente telefoto dedicada de 5x tenta melhorar a qualidade da imagem em fatores de zoom mais longos.
iPhone 15 Pro – 154 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: sensor de 48 MP, pixels quádruplos de 2,44 µm, lente com abertura f / 1,78 equivalente a 24 mm, Dual Pixel AF, OIS;
- Ultra grande angular: sensor de 12 MP, equivalente a 13 mm, lente com abertura f/2.2, Dual Pixel AF;
- Telefoto: sensor de 12 MP, pixels de 1,0 µm, lente com abertura f / 2,8 equivalente a 77 mm.
O iPhone 15 Pro apresentou um ótimo desempenho nos testes também, alcançando a mesma pontuação que o iPhone 15 Pro Max, levando em consideração que os dois modelos contam com o sistema de câmeras e o processadores idênticos. Esses aspectos resultam em qualidade de imagem e vídeo muito parecidas.
No entanto, as câmeras telefoto são diferentes: o Pro Max utiliza um design periscópio de 5x, enquanto o Pro conta com uma câmera tele convencional de 3x. Embora o desempenho em distâncias curtas de zoom tenha sido bastante semelhante, o Pro se saiu melhor em distâncias médias, enquanto o Pro Max foi superior em capturas de longo alcance.
No geral, o iPhone 15 Pro teve uma pontuação ligeiramente inferior na categoria de zoom em comparação com o Pro Max, mas essa pequena diferença não afetou a pontuação geral, que foi idêntica para ambos os modelos, devido ao menor peso da pontuação de zoom em nosso sistema de avaliação de câmeras.
Google Pixel 9 – 154 pontos
Principais especificações da câmera:
- Câmera principal: 50 MP, sensor de 1/1,31″, lente com abertura f/1,68, campo de visão de 82°, Octa PD
- Ultra grande angular: sensor de 48 MP 1/1.2.55″, lente de abertura de 1,7, campo de visão de 123°, foco automático Quad PD
E finalizando a lista, em 10º lugar está o Google Pixel 9. As imagens e vídeos capturados exibiram cores agradáveis e tons de pele realistas, além de uma exposição precisa e uma ampla faixa dinâmica, tornando o Pixel 9 uma ótima opção tanto para fotografia de paisagens quanto de retratos. Os testadores do DXOMARK ficaram impressionados com a capacidade da câmera de manter detalhes nas partes mais brilhantes da imagem.
Como o hardware da câmera principal é idêntico ao do Pixel 9 Pro XL — que está em segundo lugar –, não foi surpresa que o desempenho geral em fotos e vídeos fosse semelhante. As diferenças foram mais notáveis na performance do zoom telefoto, onde o Pixel 9 depende do zoom digital, enquanto o Pro XL utiliza um módulo de câmera tele dedicada. O modo de vídeo do Pixel 9 ofereceu uma ampla faixa dinâmica, cores agradáveis, bons níveis de detalhe e imagens estáveis na maioria das condições de gravação.
E você, o que achou do ranking? Surpreso com a 4ª posição do iPhone 16 Pro Max? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Texto revisado por Alexandre Marques em 25/09/2024.
Com informações de: DXOMARK [1] e [2].
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
muito bom