Índice
Como bem sabemos, hoje o iPhone completa 10 anos de lançamento. Anunciado primeiramente no dia 9 de janeiro de 2007, o aparelho chamou atenção por toda sua tecnologia; a redefinição do smartphone. É inegável como o iPhone se tornou padrão. Os players de música e vídeo, a tela touchscreen, o sistema operacional avançado, a boa navegação na internet; coisas assim são básicas nos telefones de hoje, mas a Apple foi pioneira: lançado no dia 29 de junho, o iPhone foi a reinvenção dos celulares e da própria Apple. Com 15 modelos já lançados, vamos conferir cada um e as evoluções trazidas.
iPhone (2007)
O primeiro modelo foi também o primeiro celular com tela touchscreen multitoques e que dispensava o uso de uma caneta stylus – era só tocar com os dedos. A tela, grande para a época, tinha 3,5 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels e 160 dpi. Outra aposta era ter somente um botão na parte frontal, o “home”. Nessa época a BlackBerry estava ditando o mercado com seus teclados físicos QWERTY, copiado por todas as outras fabricantes.
Havia versões de 4, 8 e 16 GB, todos com processador de 412 MHz. A câmera traseira tinha somente 2 MP, sem opção de filmagem. Tudo isso era suportado pelo sistema operacional iOS (apresentado como um OS X móvel), tão bonito quanto o OS X dos Mac e muito mais fácil de usar que os concorrentes de celular.
iPhone 3G
Uma das reclamações sobre o modelo original era a ausência da conexão 3G. Um ano depois a Apple anunciou um novo aparelho, mais leve, com traseira diferente, mais opções de cores e GPS – o principal foco era a presença de conexão 3G. O restante do aparelho era igual à versão anterior. O iPhone 3G foi o primeiro a trazer de fábrica o iOS 2, atualização que permitia instalar aplicativos de terceiros através da App Store e iTunes.
iPhone 3GS
Em 2009 a Apple tinha mais novidades para o seu smartphone. Não o bastante para justificar uma ganhar um iPhone 2, por exemplo, mas um modelo S (de speed). A revisão de hardware dada à geração 3G teve prioridade no desempenho, graças a um processador de 600 MHz, GPU PowerVR SGX535 e 256 MB de RAM.
A conexão com a internet também foi melhorada, suportando 7,2 MB/s. A câmera, por sua vez, passou a ser de 3,15 MP, podendo gravar em 480p. As opções de armazenamento interno chegavam a 32 GB pela primeira vez.
iPhone 4
O iPhone finalmente recebeu grandes mudanças, começando pelo design. Laterais retas de alumínio e traseira de vidro marcaram o requinte premium da linha. A primeira tela de retina tinha 3.5 polegadas, saiu do TFT para o IPS e ganhou a definição 640 x 960 pixels. O processador A4 foi o primeiro projetado pela Apple, com 1 GHz. A memória RAM era de 512 MB. Esses dois últimos elementos fizeram o iOS rodar mais ágil, como nunca antes visto.
Enfim, também é na quarta geração que temos a estreia da câmera frontal, assim introduzindo o FaceTime. A câmera traseira possuía 5 MP, HDR e companhia de um flash LED. Era possível gravar em HD.
iPhone 4S
O 4S foi o primeiro a vir com iOS 5, destacando a Siri e iCloud. O S, dessa vez, vinha a partir do processador dual-core Apple A5 de 1 GHz. A câmera foi para 8 MP e gravava em Full HD. Foi o primeiro modelo de iPhone com opção de 64 GB de memória interna. O upgrade pode parecer pequeno, mas foi o bastante para aguentar até o iOS 9.3.2, enquanto o anterior parou no 7.1.1.
iPhone 5
Steve Jobs julgava o tamanho do iPhone como perfeito, pois cabia na palma da mão. Contrariando esse pensamento, o iPhone 5 foi além das 3,5″, chegando à 4 polegadas com 640 x 1136 pixels. O design também mudou, ficou mais esticado e combinando as cores branco com prata ou cinza com preto.
Por dentro: suporte à 4G, 1 GB de RAM, processador dual-core A6 de 1,3 GHz, Bluetooth 4.0 e um novo padrão de USB — o Lightning, reversível, menor e mais rápido. A câmera traseira não teve muitas mudanças, mas a frontal era de 1,2 MP e filmava em HD. O iOS 6 foi a versão de lançamento.
iPhone 5S
A versão turbinada, o iPhone 5S, trouxe mais características que permaneceriam no mercado dos celulares, protagonizadas pelo Touch ID – leitura biométrica no botão Home. A cor dourada foi outra adoção que vemos hoje em outros celulares concorrentes. O processador dual-core A7 de 1,3 GHz foi o primeiro em 64-bits no iPhone. As mudanças na câmera focaram em melhor captação de luz, com a parceria do inédito duplo flash LED de dois tons, para deixá-lo mais natural.
Ele também foi um dos primeiros a vir com o revolucionário iOS 7.
iPhone 5C
Falando em iOS 7, um aparelho que refletia muito bem o novo visual era o iPhone 5C. O modelo foi o primeiro da Apple a sair da linha de lançamento tradicional, além disso marcou a primeira vez que a empresa anunciava dois aparelhos juntos. A proposta do modelo colorido era oferecer uma experiência decente e atualizada do iOS por um preço mais barato.
Sacrifícios foram necessários, exemplo do corpo inteiramente de plástico. No restante, o iPhone 5C é um 5 de plástico e colorido, com mais bateria e menos memória interna.
iPhone 6
O iPhone 6 retornou ao design de laterais arredondadas, mas aumentou para uma tela de 4.7 polegadas com 1344 x 750 pixels. O NFC chegou, destacando o Apple Pay. As câmeras receberam algumas melhorias, mas permaneceram intactas quanto aos megapixels e resolução de gravação; 1,2 MP e HD na frontal, 8 MP e Full HD na traseira. Mais uma vez, houve a evolução para o processador dual-core A8 de 1,38 GHz, e a mesma memória RAM de 1 GB.
O aparelho foi um dos primeiros a oferecer 128 GB de armazenamento interno, além de ter sido lançado com iOS 8.
iPhone 6 Plus
Junto ao iPhone 6, a Apple anunciou o iPhone 6 Plus, o primeiro phablet da empresa. A tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD foi uma das únicas justificativas da denominação “Plus”, juntamente com estabilização óptica de imagens e bateria maior.
iPhone 6S
Esse upgrade S teve o maior impacto da linha. O iPhone 6S foi um dos primeiros com 3D Touch (a tela consegue interpretar pontos de pressão e gerar interação no sistema). O novo modelo recebeu o processador dual-core A9 de 1,84 GHz, além de finalmente ter 2 GB de RAM. A câmera principal avançou para 12 MP com o poder de gravar em 4K, já a frontal tinha 5 MP.
A versão 6S também é mais resistente que a antecessora. O gadget era feito com alumínio série 7.000, usado na indústria aeroespacial. A última novidade fica por conta da opcional cor rosa. Ele foi lançado com o iOS 9.
iPhone 6S Plus
O 6S Plus confirma a aceitação das telas maiores na linha. O “Plus” focou somente em maior tamanho, maior resolução de tela e bateria.
iPhone SE
Ao invés de produzir um iPhone 6C, a Apple optou pelo inesperado. O iPhone SE tem o design do iPhone 5S. Para compensar o visual 2013, o celular tem o mesmo chip A9 dos modelos 6S e 6S Plus. As câmeras traseira e frontal tinham 12 MP e 1.2 MP, respectivamente. Como prova de que o iPhone SE tinha um interior potente, somente as versões de 16 e 64GB foram comercializadas. O iOS 9 estava presente desde o lançamento.
iPhone 7
O 7 é um dos modelos de visual mais clean de toda a Apple. A traseira possui poucos detalhes, principalmente nas cores pretas. Foram feitas diversas mudanças de hardware. O botão home tornou-se fixo, o que, em tese, reduz a fragilidade da peça. Ainda no botão home, ele passou a interpretar toques e a reação pode ser personalizada pelo usuário. Pela primeira vez, o iPhone é resistente à água e respingos.
Outra adoção foi a de alto-falantes estéreo. A câmera teve mudanças internas, continua com 12 MP, mas agora acompanhada de um flash LED quádruplo.
A evolução de processador esteve novamente presente com o quad-core A10 Fusion de 2.3 GHz, além de 2 GB de RAM. Por falta de espaço interno, o conetor de fones de ouvidos de 3.5 mm foi retirado – assim nasceram os caríssimos AirPods (vendidos separadamente). A bateria aumentou e o armazenamento interno também, podendo chegar a 256 GB. As opções de cores incluem prata, dourado, rosa, preto brilhante e preto matte.
iPhone 7 Plus
A linha Plus teve justificativa melhor, além de tela e bateria maiores. O 7 Plus é o único até o momento com duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP cada, sendo uma grande-angular e outra teleobjetiva.
Em setembro é esperado que os novos iPhones sejam apresentados com grandes mudanças, rivalizando duramente com a dupla Galaxy S8/S8+ e trazendo também inovações próprias. Não devemos aguardar pouco da Apple. Até lá, quais são as suas expectativas para os próximos iPhones?