A atualização mais recente para iOS, versão 10.3, acaba de sair e como de praxe a Apple já começou as versões betas do que vem a seguir: o iOS 10.3.2. O novo sistema deve trazer pequenas correções de bug, falhas de segurança e algum aperfeiçoamento.
Os usuários de iPhone que sentiram o celular mais rápido depois da atualização podem agradecer, desde que não sejam donos de um iPhone 5 ou iPhone 5C. De acordo com o portal The Apple Post, um de seus especialistas diz não ter encontrado nenhuma referência aso celulares com processador de 32-bits (conhecido como os modelos 5 e 5C).
Essa é uma movimentação da Apple para que usuários de iPhone antigos (esses smartphones foram lançados em 2012 e 2013) comprem um novo. Embora alguns usuários considerem agressiva essa tendência das empresas de tecnologia de tornarem o seu produto obsoleto, vale lembrar que estes iPhones, além de serem “mais fraquinhos” que os novos, também não possuem o sensor de impressão digital Touch ID, que hoje faz toda a diferença na segurança dos aparelhos.
Com o fim do suporte para iPhone 5 e iPhone 5C, a Apple (e os desenvolvedores) terão um foco mais acertado na hora de produzir os seus softwares: smartphones com 64-bits e com Touch ID.
Problemas quando um produto fica obsoleto
Antes de ficar revoltado com a Maçã, vale lembrar que toda vez que chegamos perto de uma grande atualização, como o iOS 11, a Apple deixa os produtos mais antigos obsoletos, como aconteceu com o iPhone 4s no ano passado antes da chegada do iOS 10. Com o iOS 10.3.2 podendo ser provavelmente a última versão antes do 11, é provável, portanto que usuários do iPhone 5, 5c e iPad de quarta geração tenham seus devices considerados categoricamente como obsoletos.
Uma coisa é importante notar: ao acabar com o suporte a certos aparelhos, eles se tornam mais vulneráveis a ataques maliciosos de hacker, então também não é uma boa manter um aparelho muito antigo, como esses iPhones. Ao mesmo tempo, não é como se quando acabar o suporte do iOS, imediatamente o seu celular estará exposto a todos os perigos do mundo.
O iOS 11 deve ser anunciado na WWDC 2017 em junho e chegar ao grande público em setembro, junto com os novos iPhones.