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Inteligência Artificial é sexy. Seja na voz de Scarlett Johansson ou uma andróide assassina (referências: filmes Ela e Ex Machina). Mas mais que sexy, Alexandre Robicquet, pesquisador de IA da Stanford University, é retratado como um herói na nova campanha publicitária da grife francesa Yves Saint Laurent. Antes de você levantar as mãos e dizer que obviamente um cara bonitão desses estrelaria tal campanha, repare: o tema central é a ocupação dele. Veja abaixo o fashion film e entenda:
https://www.youtube.com/watch?v=nU09j2gGHYg
Podemos ver Alexandre escrevendo código, se estressando – igual a gente faz todo dia, mas com muito mais charme – e finalmente sendo ovacionado por uma plateia ao apresentar seu trabalho. Na vida real, Robicquet trabalha logo abaixo do fundador da Google X, Sebastian Thurun, e um de seus projetos incluem utilizar IA para detectar sinais de câncer, em estágios iniciais.
Nao é a primeira vez que um modelo é elencado por seus dotes intelectuais; Pietro Boselli – que hoje ostenta 2M de seguidores em seu Instagram – veio à tona quando seus alunos da University College of London fizeram um post que se tornou viral, o rotulando como o professor de matemática mais sexy do mundo.
Hype, tendências, e controvérsias
Será mera coincidência que vimos um tema (retro) futurístico há poucas semanas em outra grande campanha de moda, na surra de vintage sci-fi da Gucci? Não, não. A moda imita a vida, e sempre à frente – evidenciando as mais fortes tendências sociais. IA vem ganhando muito espaço na mídia, tanto negativamente quanto positivamente. Vimos até os tech rockstars Elon Musk e Mark Zuckerberg baterem boca sobre o tema.
The hype of being an AI research scientist nowadays. pic.twitter.com/karJtj6yIG
— Antoine Miech (@antoine77340) August 30, 2017
Plot twist: os geeks se tornam as crianças populares da escola
Estrelar em campanhas de perfume são um dos ápices na carreira de um modelo. Você está vendendo sua essência para o mundo. Pois mais uma vez estamos vendo uma valorização, um hype, no universo tech. Foi a vez da YSL – que já foi tida como uma das mais proeminentes do mundo – de se valer do tema; a campanha da fragrância batizada de Y tem como slogan “Everything starts with a why“, não apenas referenciando o nome da fragrância e da inicial da grife, mas também a premissa da nossa atual era:
Dentro do nosso avanço histórico, superamos “o quê” (sobreviver), viemos entendendo o “como” (estilo de vida), e agora nos perguntamos afinal – porquê? Qual o significado da vida? Indo além; o que define uma vida, e fechando a questão: o quão próximos podemos chegar a simular uma?
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