Nesta terça (19), durante o evento Intel Innovation, a empresa mostrou algumas de suas principais novidades para avanços de tecnologia de nuvem, IA e processadores. Entre as novas aplicações tecnológicas apresentadas, um dos destaques foi a quinta geração do processador Intel Xeon, além de novas aplicações da geração atual em super computadores de IA.
Assista o vídeo no Canal do Showmetech:
A quinta geração do Intel Xeon
Um dos principais anúncios do evento, a quinta geração dos processadores Intel Xeon, subdivisão de chips da empresa mais focada em utilização para data centers, contará com memória mais rápida, melhorias de performance na mesma utilização de energia da quarta geração. Além disso, o foco em IA continuará presente no produto, que contará com melhoras de 2 a 3% em fluxos de trabalho envolvendo inteligência artificial.
Na prática, isso permite que os profissionais de IA consigam trabalhar por meio de pacotes de desenvolvimento próprios, já antes disponibilizados para a quarta geração mas que agora permitirão maior produtividade e menor tempo de desempenho para as entregas serem feitas dentro do prazo, conforme a ferramenta que preferirem.
A IA representa uma mudança de geração, dando espaço para uma nova era de expansão global em que o poder computacional é ainda mais importante para um futuro melhor para todos.
Pat Gelsinger, CEO da Intel
A quinta geração do Intel Xeon também será utilizada em conjunto com o Intel Gaudi 2, hardware de aceleração de IA da empresa, para a criação de um super computador de IA que terá como principal consumidor a empresa Stability AI, responsável por soluções de inteligência artificial para todos os públicos.
Além disso, o Alibaba Cloud também anunciou que está utilizando soluções com Intel Xeon de quarta geração para modelos de linguagem em tempo real, permitindo assim aumentos de velocidade de resposta em até 3X se comparados a outros processadores.
Xeon E-core também está chegando
Além da quinta geração dos chips Xeon com P-core, a Intel também apresentou alguns detalhes da primeira geração que utilizará o modelo E-core, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.
Contando com uma maior quantidade de núcleos de processamento do que os modelos com P-Core, os chips com codinome Sierra Forest contarão com performance 2.4x maior por watt do que os chips Xeon de quarta geração atualmente disponíveis no mercado, e também estarão disponibilizados em uma versão com 288 núcleos para maior poder de processamento.
Além disso, a segunda geração de chips e-core também já tem previsão de lançamento para 2025, e será fabricado no processo Intel 18A.
Fonte: Intel
Veja também
Intel demonstra PCs com inteligência artificial mais acessíveis
Revisado por Glauco Vital em 19/9/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.