Índice
Com previsão para ser apresentada em meados de setembro, a próxima geração de processadores Intel Core, que leva o nome de Meteor Lake, deixará de ter o famoso “i” em sua nomenclatura, e terá a adição da linha Core Ultra. Assim como a Qualcomm, que deixou de identificar seus chipsets com números complexos, a Intel agora usará apenas o número em seus modelos da 14ª geração.
A empresa também aproveitou o anúncio para citar uma nova plataforma Intel vPro. Confira as atualizações.
A maior atualização em 15 anos
Desde 2008, a Intel passou a identificar seus processadores com a letra “i” e um número (i3, i5, i7 e i9) como uma forma de indicar o desempenho e também o mercado para o qual eles eram direcionados.
Nosso roteiro de clientes demonstra como a Intel está priorizando a inovação e a liderança tecnológica com produtos como o Meteor Lake, focados em eficiência de energia e IA em escala. Para um melhor alinhamento com nossas estratégias de produtos, estamos introduzindo uma estrutura de marca que ajudará os compradores de PCs a diferenciar melhor o melhor de nossa tecnologia mais recente e nossas ofertas principais
Caitlin Anderson, vice-presidente da Intel e gerente geral de vendas do Client Computing Group
Com a 14ª geração Meteor Lake à caminho, a empresa anunciou que esta letra deixará de existir e apenas o número aparecerá nos nomes de seus novos chipsets. A mudança é simples, mas permitirá uma identificação que já era fácil seja ainda mais simples: Intel Core 3, 5, 7 e 9.
A empresa também lançará uma nova linha voltada apenas para o mercado que precisa de um desempenho mais avançado, que leva o nome de Intel Core Ultra. Então, ficamos desta forma:
- Para clientes convencionais: apenas Intel Core;
- Para clientes que precisam de alta performance para as mais diversas tarefas: Intel Core Ultra.
A alteração chega para todos os novos processadores que a Intel colocar no mercado a partir de 2023 e caso a tradição seja seguida pela empresa, é provável que conheceremos todas as especificações dos chipset em setembro.
Em 2022, a 13ª geração foi oficializada em 28 de setembro. As versões destes processadores para notebooks chegaram em 06 de janeiro deste ano, durante a CES 2023.
Novidades na Intel vPro
A plataforma empresarial para profissionais de tecnologia de informação está ganhando novidades que devem proporcionar uma melhor contratação. Além de oferecer o famoso bom desempenho para as mais diversas tarefas, a Intel lançará a linha Intel vPro Essentials para “sistemas comerciais relevantes”. E uma versão desta plataforma baseada na Intel Evo, voltada para notebooks, também será lançada.
A linha tradicional Intel vPro ainda vai existir e seguirá fazendo seu bom trabalho, mas a empresa espera que o lançamento de uma nova ramificação consiga ajudar profissionais a ter um melhor desempenho nas mais diversas tarefas. Mais especificações também devem ser reveladas até o final de 2023, quando a atualização for anunciada.
Primeiras novidades da linha Meteor Lake
Há cerca de três meses para o anúncio da 14ª geração, a Intel antecipou as primeiras novidades de seus próximos chipsets. Já com o nome Meteor Lake mais que confirmado, também foi dito que os processadores terão o novo processo de fabricação Intel 4 como base.
Além disso, com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, a nova geração de processadores Intel terá um mecanismo de IA para que o processamento seja realizado de forma dedicada e cada vez mais tarefas sejam realizadas.
O que você espera da 14ª geração de processadores da Intel? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Solar Hub da Dell e Intel traz internet e muda a vida de comunidades na Amazônia
Com informações: Intel Newsroom
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.