Índice
Pensando no crescimento da inteligência artificial no mundo todo e considerando uma pesquisa feita pela McKinsey Global Institute, que mostra que tecnologias de Inteligência Artificial acrescentarão 15 trilhões de dólares à economia global até 2030, a Intel criou o programa AI For Youth em 2019 e desde então tem expandido sua atuação para 27 países em parcerias com governos locais. A meta da empresa é levar o ensino de IA para 30 milhões de estudantes em 30 países diferentes até o final da década.
No evento de lançamento do programa AI for Youth que ocorreu hoje (15), no escritório da Intel em São Paulo, estiveram presentes cerca de 40 professores do Centro Paula Souza, que receberam um certificado de capacitação do programa pela Intel, além de nomes como Claudia Muchaluat, Diretora Geral Intel Brasil, Emilio Loures, Diretor de Políticas Públicas da Intel Brasil, Lucília Guerra, Diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza, Carlos Eduardo Ribeiro, Coordenador de Projetos do Centro Paula Souza e Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel para a América Latina.
O que é o programa AI for Youth da Intel?
Entre as habilidades de AI ministradas na capacitação de forma inclusiva, está o ensino de visão por computador e processamento de linguagem natural com foco na solução de problemas, habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação, entendimento da construção de soluções de IA, além de ciência social, pensamento crítico desenvolvimento de soluções e capacitação para que os jovens criem seus próprios projetos de impacto.
Em parceria com o Centro Paula Souza, que administra as Etecs e Fatecs, o treinamento começou a ser ministrado aos professores no final do ano passado para capacitá-los a aplicar o programa em sala de aula. Hoje já são duas turmas formadas, com cerca da 41 professores capacitados.
Claudia Muchaluat, Diretora Geral da Intel Brasil, destacou a importância da educação e capacitação, principalmente na área tech, que nos próximos 5 anos, tende a ter um déficit de cerca de 500 mil profissionais especializados em novas tecnologias. A difusão do conhecimento através do programa visa auxiliar a diminuir este gap.
“A Intel tem como missão desenvolver tecnologias que impactem positivamente na vida das pessoas e no progresso da sociedade. É a tecnologia para o bem.”
Claudia Muchaluat, Diretora Geral Intel Brasil
A implementação e impacto nas escolas do Centro Paula Souza
Emilio Loures, Diretor de Políticas Públicas da Intel Brasil, comentou sobre os desafios da implementação do programa no Brasil devido à pandemia e também pontuou os desafios de levar o conhecimento até a sala de aula e impactar de fato na carreira e produtividade dos novos profissionais que estão sendo formados nas escolas. Os professores são o primeiro passo para que haja a difusão do conhecimento. Há também a questão de nivelamento do nível de conhecimento dos alunos.
Levando em consideração as Etecs e Fatecs, com a capacitação dos professores, foi possível identificar temas e disciplinas que precisam de mais investimento em conteúdo e com isso, estão sendo criados “módulos de reforço” para que todos tenham conhecimento suficiente para participar e aplicar o programa.
“O uso da IA de forma ética e seu impacto social também é ensinado no programa.”
Emilio Loures, Diretor de Políticas Públicas da Intel Brasil
A capacitação em habilidades de inteligência artificial do programa AI for Youth, não são voltadas apenas para formar profissionais em tecnologia. O intuito é capacitar jovens para também utilizar seus conhecimentos em diversas áreas, da metalurgia à saúde, passando por gestão, RH, contabilidade e muito mais. O objetivo do programa é também realizar parceria com mais entidades governamentais do Brasil para que o programa seja aplicado em mais escolas além das Etecs e Fatecs, que conhecidamente tem um nível pedagógico diferenciado do Ensino médio convencional. O intuito é que com a parceria com o Centro Paula Souza, o programa seja aprimorado para ser levado a muito mais escolas em todo o Brasil.
Lucília Guerra, Diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza, destacou que os professores da instituição — tanto do ensino médio/técnico quanto superior — também sentiam a necessidade de um projeto como este, para auxiliar na formação e difusão do conhecimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial. Os alunos também demonstram preocupação e vontade de desenvolver suas carreiras. Destacou ainda a importância dos professores capacitados no treinamento AI for Youth, como ferramentas de motivação social para os alunos, já que muitas vezes o impulso e direcionamento relacionado a carreira dos alunos de escolas da rede pública é fornecido pelos mestres.
Como representante do Centro Paula Souza, agradeceu a Intel pela confiança, investimento e capacitação e firmou o compromisso de colocar em prática, na sala de aula.
Há uma vontade muito grande dos alunos em avançarem na carreira.[…] Criou-se um estigma de que os alunos, principalmente de escola pública não se interessam, mas nós temos a prova clara de que isso não é verdade.
Lucília Guerra, Diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza
Capacitação de professores para difundir o conhecimento de AI
Carlos Eduardo Ribeiro, responsável pelos professores capacitados, trouxe os dados de aplicabilidade do programa AI for Youth nas escolas. Hoje 90% dos professores já estão aptos aplicar os módulos introdutórios do programa em sala de aula. Como o treinamento também tem foco em temas mais técnicos como programação, IOT, estatística e análise de dados e os professores são mais generalistas, ainda haverá processos de capacitação mais técnica para que eles possam ministrar as disciplinas de especialidades nas Etecs e Fatecs. A equipe de conteúdo e currículo do Centro Paula Souza já está programando o início da aplicação do programa em sala de aula para o segundo semestre deste ano, em meados de agosto, de acordo com as particularidades de cada unidade.
“Nós vamos criar um canal de percepção para entender nós precisamos para que esse programa avance.”
Carlos Eduardo Ribeiro, Coordenador de Projetos do Centro Paula Souza
Uma economia cada vez mais impulsionada pela inteligência artificial requer uma abordagem diferente na educação, incluindo formas de capacitar grandes públicos não técnicos com habilidades sociais e técnicas de IA para aplicações no mundo real de forma inclusiva. O Programa AI for Youth da Intel em parceria com o Centro Paula Souza traz para o Brasil um investimento de valor social e fomentador da educação muito importante para o momento econômico e trabalhista no país, investindo tanto na capacitação dos professores quanto no aprendizado e carreira dos alunos.
O que você achou da iniciativa da Intel? Conte para nós nos comentários!
Veja também:
Revisado por Glauco Vital em 15/6/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.