Índice
O Instagram anunciou a criação de um novo formato que vai integrar IGTV e vídeos do Feed em um só lugar. Chamado de Instagram Video, a novidade promete “tornar mais fácil a experiência dos usuários com conteúdos em vídeo”. Uma outra mudança divulgada pela empresa está relacionada a duração de vídeos publicados no Feed, que agora poderão ser de até 60 minutos. Antes, esse limite de tempo só estava disponível para conteúdos do IGTV. Novos recursos de cortes e filtros também estão presentes na nova atualização. Confira a seguir o que muda.
O novo Instagram Video
O Instagram Video terá uma aba exclusiva que poderá ser acessada diretamente através dos perfis dos usuários, permitindo inclusive que o conteúdo seja visualizado em tela cheia no dispositivo. Após assistir, o usuário poderá escolher entre rolar a página para descobrir novos conteúdos ou tocar no botão de voltar para sair do Instagram Video.
O Instagram Video é apenas uma das diversas mudanças implementadas pelo Instagram para competir com o seu principal rival da atualidade, o TikTok. A novidade chega em um momento em que este tipo de conteúdo em vídeo representa quase metade do tempo gasto por pessoas na rede social vizinha, o Facebook.
IGVT agora é Instagram TV
Lançado em 2018, o IGTV também será modificado. Inicialmente, o recurso surgiu como uma tentativa de introduzir um espaço para que as pessoas pudessem descobrir e assistir a vídeos mais longos. Apesar dos esforços, o formato começou a perder terreno e, no início do ano passado, teve o seu botão laranja retirado da página inicial do aplicativo por não ter tanto apelo por parte dos usuários.
Embora não tenha feito tanto sucesso, o aplicativo do IGTV não será descontinuado pela empresa – pelo menos não por enquanto. Sob o novo nome de Instagram TV, ele passará a hospedar todo o conteúdo do Instagram Video e as lives feitas pelos usuários da rede social. Atualmente, o app independente do IGTV possui 10 milhões de downloads somente na Play Store, um número pouco expressivo se comparado com o aplicativo principal, que já conta com mais de 1 bilhão de downloads.
E o Reels?
Criado no ano passado para ser a sua principal arma contra o TikTok, o Reels não será afetado pelas novas mudanças. De acordo com o porta-voz do Instagram, os vídeos curtos continuarão separados dos demais conteúdos do feed. As novidades estão sendo liberadas a partir de hoje e estarão disponíveis tanto para Android quanto para o iOS.
Veja também
Essas são só algumas mudanças. Confira quais são as outras novidades que a rede social está preparando para os próximos meses.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.