O Instagram está preparando mais uma novidade para os usuários da rede social: a possibilidade de repostar conteúdos de outros usuários nos perfis. A ferramenta deve chegar a teste público em breve, segundo informações divulgadas por um porta-voz da Meta.
Como a nova função do Instagram funcionará
As novidades do Instagram foram descobertas pelo entusiasta de redes sociais Matt Navarra e apuradas pelo site Techcrunch, que conversou com um representante da Meta para saber mais sobre as implementações. Segundo as informações obtidas pelo portal, a função de repostagem de conteúdos começará a ser testada por alguns usuários escolhidos em breve.
Basicamente, ela funcionará de forma semelhante ao compartilhamento de postagens dos perfis da rede social para o Stories, só que no feed – e no perfil dos usuários, uma nova aba somente para este tipo de conteúdo estará disponível, mostrando todo conteúdo respostado pelos usuários.
Pela descrição, a situação parece remeter bastante aos RTs do Twitter – que, de certa forma, também é a base para a repostagem de conteúdos no Stories ou mesmo compartilhamento de outras redes sociais, como o Facebook ou o Tumblr.
Além de ser uma outra forma de distribuir conteúdos, o Meta, para o Techcrunch, ainda afirmou que a novidade será uma forma de os criadores das postagens serem creditados com mais frequência – potencialmente diminuindo o “roubo” de conteúdos, popularmente chamado na internet brasileira de “kibe”.
De qualquer forma, por hora não há como saber se a função será realmente implementada ao sistema do Instagram ou, no fim, se tornará somente mais um exemplo de um teste que não foi para frente – a confirmação só ocorrerá no futuro.
TikTok também testa ferramenta semelhante
Colocando mais combustível na rivalidade entre o Instagram e o TikTok, uma ferramenta semelhante está sendo testada pela rede de vídeos curtos – embora com um funcionamento levemente diferente.
No TikTok, um botão de “Repost” está sendo testado, que também distribui uma publicação de um terceiro por meio do feed do usuário que utilizar a função – a diferença é que não haverá uma parte específica nos perfis que compilarão esse tipo de postagem, com ela sendo somente distribuída no “Para Você”, o feed da plataforma que faz uso de algoritmo para customizar as experiências.
Veja mais:
Como consultar o status de denúncias no Instagram
Fonte: Techcrunch