Instagram stories dethroned snapchat stories 01

Instagram e Snapchat removem suporte a GIFs após incidente racista

Avatar de fernando telles
Redes sociais afirmam que o recurso só retornará quando puderem garantir que conteúdos preconceituosos não estão mais disponíveis

Instagram e snapchat removem suporte a gifs após incidente racista. Redes sociais afirmam que o recurso só retornará quando puderem garantir que conteúdos preconceituosos não estão mais disponíveis

Tanto o Instagram quanto o Snapchat removeram temporariamente o suporte a GIFs em suas “Stories“. A decisão foi tomada após uma série de usuários de ambas as redes sociais denunciarem a existência de animações racistas no recurso.

Nas imagens publicadas pelo portal TechCrunch, é possível ver um dos GIFs de cunho preconceituoso e que foram responsáveis pela retirada da função. Na animação em questão, é possível ver o que seria um “contador de crimes”, um macaco girando uma manivela, um apresentador loiro e a seguinte frase: “Continue girando, Bonzo, os números só continuam aumentando”.

Instagram e snapchat removem suporte a gifs após incidente racista
Imagem podia ser encontrada tanto no Snapchat quanto no Instagram

O mesmo GIF apareceu nos dois aplicativos porque, assim como faz o Facebook, Whatsapp e demais redes sociais, ambos utilizam o banco de dados do Giphy. Um enorme agregador de GIFs que se tornou amplamente popular nos últimos meses.

Snapchat e Instagram se pronunciam

Em nota divulgada à imprensa, o Snapchat afirmou que não irá retornar como suporte a GIFs em seu aplicativo até que a falha tenha sido resolvida. Além disso, declarou que, a princípio, o recurso deveria exibir apenas imagens apropriadas para menores de 13 anos.

O Instagram, por sua vez, também disse que repudia a dispersão de conteúdos racistas ou de qualquer outro viés preconceituoso. A empresa ainda prometeu investigar o problema.

Falta de fiscalização?

Instagram e snapchat removem suporte a gifs após incidente racista
Giphy assume total responsabilidade pelo caso

Embora o próprio Giphy tenha duras restrições quanto a publicação de GIFs, proibindo qualquer tipo de imagem racista, pornográfica ou que possa causar desconforto em seus usuários, a indexação destes itens é feita por máquinas, sem uma curadoria humana capaz de impedir que conteúdos como este sejam eventualmente aceitos no banco de dados.

Culpa das máquinas ou não, o Giphy admite ter total responsabilidade sobre o caso. Segundo o site, um bug permitiu que o GIF passasse despercebido pela moderação, o que o tornou visível para os usuários do recurso.

Como resposta, o Giphy também afirmou que sua equipe já está verificando cada uma das animações disponíveis na busca. Estima-se que o recurso volte a aparecer nos dois aplicativos assim que o processo de verificação for concluído.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados