Quando surgiu, em 2010, o Instagram tinha como seu maior trunfo as imagens e os filtros que oferecia. Na época, ele atraiu muitos usuários pelo fato de permitir que amadores postassem fotos de altíssima qualidade com os seus recursos. Em apenas um ano de vida já tinha mais de 10 milhões de usuários e o sucesso foi tamanho que foi comprado pelo Facebook em 2012. De lá pra cá, muita coisa mudou. A rede passa por atualizações constantes. Agora, no entanto, ele está prestes a passar por uma verdadeira revolução. Pelo menos é o que afirma o head da empresa, Adam Mosseri.
Em post compartilhado no seu Instagram, o chefe da rede faz importantes anúncios das atualizações que o app ganhará nos próximos meses. De acordo com ele, o objetivo é ir muito além do compartilhamento de fotos, por isso prometeu novos recursos, voltados, sobretudo para criadores de conteúdo, vídeos, compras e mensagens.
“Não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos […] estamos tentando construir novas experiências principalmente em quatro áreas principais: criadores, vídeo, compras e mensagens”
De olho na concorrência
A verdade é que há algum tempo o Instagram é muito mais do que uma rede para compartilhar fotos. Em 2016, para conter o crescimento do concorrente Snapchat, o Instagram adicionou a funcionalidade Stories, que deu outra dinâmica à rede, assim como Reels, que permite a postagem de vídeos mais longos. Assim como em 2016, as próximas atualizações também têm um alvo claro: os usuários do TikTok – rede chinesa que já conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.
As atualizações visam, sobretudo, trazer funcionalidades ao Instagram que hoje são restritas ao TikTok, principalmente. Produtores de conteúdo têm utilizado muito a rede por conta de suas funcionalidades e facilidades para edição de vídeos curtos. De origem chinesa, ela conquistou o mundo. O Brasil é um mercado-chave deste embate, uma vez que, por aqui, a rede pertencente ao Facebook tem cerca de 100 milhões de usuários (configurando o terceiro maior mercado do mundo). A mudança também é uma resposta ao recente crescimento do Kwai e o lançamento do YouTube Shorts, que permitem também vídeos curtos.
Mudanças em detalhes
Em sua postagem, Mosseri ressalta que o crescimento de redes como TikTok e Youtube pedem que o Instagram passe por mudanças. Ele explicou algumas delas:
- Recomendações
Segundo ele, esta função mostrará no feed – e não no campo de pesquisas como já acontece atualmente – conteúdos que ainda não são seguidos pelos usuários. Esta funcionalidade já está em teste desde a última semana.
- Tópicos
Desta vês são os próprios usuários que darão uma ajuda ao algoritmo. Nesta funcionalidade, que entrará em teste nos próximos dias, será possível apontar os temas preferidos e os que menos gosta.
- Vídeos
A fala do executivo também destaca que os vídeos – principal trunfo do rival TikTok – terão mais atenção por parte do Instagram. Sem deixar de lado o foco na usabilidade do móbile, que sempre foi uma das premissas da rede, ele explicou que pretende “abraçar” os vídeos de forma mais ampla, incluindo aí o formato full screen.
Mais novidades
No final de junho, o Instagram também anunciou que permitirá a postagem de links nos seus Stories – função até o momento restrita a quem tem mais de 10 mil seguidores por meio do “arrasta para cima”.
Ele será feito por meio de um adesivo disponibilizado nos Stories e já está em teste e a informação foi dada pelo head de Produto do Instagram, Vishal Shah, em entrevista ao The Verge.
Enquanto as atualizações não chegam para todo mundo, veja como publicar fotos no Instagram pelo PC.
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